Aposentados suspendem ocupação no Edita

O cinco companheiros que ocupavam o 15º andar do prédio Edita, no Rio de Janeiro, desde 20 de outubro, decidiram pela suspensão por entenderem que haviam cumprido sua missão.Os aposentados se sentem satisfeitos por terem denunciado "a direção da Petrobrás que é subserviente ao capital internacional e arrocha os salários dos trabalhadores da ativa e dos aposentados".Os cinco elaboraram uma carta à categoria. Abaixo a carta na íntegra.COMUNICADO À CATEGORIA DOS OCUPANTES DO EDITASUSPENSA, 6/11/09 - 18º DIA - Após às 19:00hHoje dia 6 de novembro de 2009, o SINDIPETRO/RJ, organizou Ato de Solidariedade e Desagravo realizado entre 12h e 14h30 no EDITA.O objetivo principal do Ato era a de nos apoiar e estimular o término da nossa ocupação por eles entenderem que já havíamos cumprido com a nossa principal missão. Logo após, realizamos uma reunião fraterna onde discutimos o movimento. Atendendo aos apelos dos participantes do ato resolvemos por unanimidade suspender o movimento por entender que de fato o motivo principal já havia sido cumprido: denunciar a direção da PETROBRÁS que é subserviente ao capital internacional e arrocha os salários dos trabalhadores da ativa e dos aposentados, mantendo a mesma política de FHC tornando-a uma empresa mais fácil de ser privatizada. E também fica claro a intenção em querer acabar com o nosso plano de saúde: Assistência Médica Supletiva (AMS) para facilitar a entrada de planos de saúde privados, objetivando alcançar cerca de 280.000 assistidos para explorá-los com prestações escorchantes e atendimentos precários. A evidência desta denúncia está na proposta apresentada pelo RH da PETROBRÁS de uma carência de 10 anos para os novos empregados a partir de 2010.Não nos intimidamos com nenhumas ameaças, assédios e repressões que tentavam dificultar a nossa permanência na ocupação. Por exemplo, no nono dia da ocupação, a empresa mandou uma carta PETROBRÁS-RH/AMB/RTS-50.161/09, de 28 de outubro de 2009; que nos solicitava liberação imediata da sala. Vale a pena registrar a convivência fraterna com a ampla maioria dos empregados do EDITA que tivemos contato, e fica nossos agradecimentos.Suspendemos nossa ocupação mas a luta continua e reiteramos nossas bandeiras.- Greve nacional da categoria, inclusive nas unidades que não são ligadas à Frente Nacionais dos Petroleiros (FNP).- Por uma Petrobras 100% estatal e pública, com a volta do monopólio estatal do petróleo.- Isonomia entre ativos e aposentados.- Cancelamento das punições da última greve (PLR).- Retorno de todos os demitidos do Sistema Petrobras (Petrobras, Interbras, Petromisa, Petroflex, Nitriflex).- Fim da remuneração variável (por uma política de reajustes reais, incluindo o pessoal da ativa e aposentados);- Melhorias na AMS.- Dobradinha extra turno;- Pelo atendimento da pauta de reivindicações apresentada pelos trabalhadores.Estamos convictos de que nossa luta não será em vão. Certamente se reverterá em vitória para todos os trabalhadoresOs ocupantes: Emanuel Cancella, Roberto Ribeiro, Wladimir Mutt, Fabíola Monica e Luis Alexandre.