Participação no SIPAT da RPBC gera dúvidas e Sindicato esclarece

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ou SIPAT é um evento obrigatório segundo a legislação trabalhista, mas voluntário para os trabalhadores.

No mês de abril foi realizada a SIPAT na RPBC e isso gerou muitas controvérsias entre os participantes.

O pessoal do turno pensou que iria para o adm (sem ser transferido) e receberia como hora extra os dias em que o evento ocorreu, mas isso não aconteceu.

Diante do impasse, o Sindipetro-LP entrou em contato com o RH da unidade para resolver a questão.

A direção da RPBC em acordo com o nosso Sindicato irá pagar as horas extras para compensar as folgas que estariam na escala do turno. Mas, a direção do RH da empresa deixou bem claro que na próxima SIPAT e Cipa de Parada a norma que vale é a de sempre: trabalhador de turno será transferido para o adm e lá ficará cumprindo as horas sem receber os extras em dinheiro e sim em folga, se estas estiverem previstas (no turno do transferido)nos dias em que ocorreram o evento. E o trabalhador só irá receber hora extra se ultrapassar o horário estabelecido na jornada de trabalho do adm.