FNP inicia negociação de PLR nesta sexta-feira

Proposta inicialmente pela Petrobrás para acontecer na quinta-feira, a reunião para negociar a quitação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR 2010) acontecerá, a pedido da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), na próxima sexta-feira (10/06), às 9h. A negociação terá a presença dos sindicatos que formam a FNP e do Sindipetro-RJ.
PLR Máxima e Igual para Todos!
Em 2010, novamente graças ao ritmo alucinante de trabalho e baixos salários impostos aos petroleiros, a Petrobrás atingiu lucro líquido de R$ 35 bilhões - 19,5% maior que o registrado em 2009. Além disso, no primeiro trimestre de 2011 o lucro da companhia foi recorde: 42% acima do mesmo período de 2010.
Matemática desigual
No dia 28 de abril, a assembléia de acionistas decidiu remunerá-los em R$ 11,7 bilhões, um aumento de 40% comparado a 2009. Decidiram ainda, por proposta da direção da empresa, aumentar em 13% a remuneração da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Somando ao aumento que se autoconcederam no ano passado, a alta administração da Petrobrás ganha hoje 46% a mais do que há dois anos (A PLR deles entra neste montante global).
Já para os trabalhadores, a assembléia provisionou R$ 1,691 bilhões, 13% a mais do que no ano passado e 14% do montante distribuído aos acionistas. Considerando que o efetivo de trabalhadores aumentou, a PLR individual tende a crescer menos que os 13%. Não podemos aceitar estes contrastes. A lei faculta que possamos receber até 25% do que é distribuído aos acionistas, o que representaria R$ 2,925 bilhões, ou R$ 36,5 mil por trabalhador, na média.

Proposta inicialmente pela Petrobrás para acontecer na quinta-feira, a reunião para negociar a quitação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR 2010) acontecerá, a pedido da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), na próxima sexta-feira (10/06), às 9h, no Edise - RJ. A negociação terá a presença dos sindicatos que formam a FNP e do Sindipetro-RJ.

PLR Máxima e Igual para Todos!

Com informações do Sindipetro-RJ