"Petroleiro trabalha 1 mês para si e 10 meses de graça para a empresa"

É isso o que mostra o balanço da Petrobrás, publicado pela Revista Exame Maiores e Melhores de julho de 2011. De acordo com levantamento da revista, cada trabalhador da Petrobrás gerou uma riqueza de US$ 1.351.000,00 no ano de 2010, rendendo ao mês US$ 122.812,00 dólares ou US$ 767,61 dólares por hora.

De acordo com esses dados, o custo deste trabalhador para a empresa neste mesmo ano foi de US$ 121.994,66 de encargos e salários, isto é, US$ 9.345,00 dólares por mês entre encargos e salários ou US$ 58,00 dólares por hora. Considerando uma jornada de 40 horas semanais em 12 horas de trabalho, isto é, um dia e meio de trabalho, o empregado paga seu salário mensal (com encargos e tudo). Dito de outra forma, o petroleiro trabalha 1 mês para si e 10 meses de graça para a empresa.

Essas informações fizeram parte da palestra ministrada pelo economista e jornalista do ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos), Alessandro Iturbe, durante o Congresso Estadual da FNP, realizado no último sábado (23/07), em Santos.