Acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, em SJC, o V Congresso da FNP

Acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, na sede do Sindipetro-SJC, o V Congresso Nacional Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Durante as discussões, será definida a proposta reivindicatória 2011/2012 e a pauta histórica (93/94), com a inclusão de novas cláusulas e reivindicações incorporadas pela categoria.

As propostas mais contundentes cobradas pela categoria são AMS de qualidade, inclusive com a inclusão de pais; criação de um novo PCAC, sem privilégios e discriminação a qualquer trabalhador (nível médio, nível superior novos ou antigos, aposentados e pensionistas); cursos e treinamentos, como sempre foi a posição da empresa e que agora tenta mudar; SMS que previna contra acidentes e mortes na Petrobrás; acabar com a política de terceirização que mutila e mata trabalhadores e viola seus direitos trabalhistas (atrasos de pagamento e não pagamento de horas-extras, etc); e demais pontos.

A Pauta Reivindicatória 2011/2012 será protocolada na Petrobrás no dia 26 de agosto.

Ampliar reorganização do movimento petroleiroClaramente, a Oposição à direção da FUP e seu governismo exacerbado vem crescendo em todo pais. Já haviam se formado chapas independentes no Ceará, Pernambuco e Espírito Santo, e agora os resultados eleitorais sindicais deste ano, mostraram um fortalecimento da FNP, com a vitória esmagadora em Alagoas e Sergipe, com 87%.

Além disso, chapas de Oposição à FUP tiveram excelentes resultados como a vitória da Chapa 1 no Rio de Janeiro, e as votações das chapas de Oposição no Norte Fluminense e no Unificado de São Paulo.

Na Bahia, categoricamente, a FUP foi derrotada em químicos e em petroleiros, ganhou as eleições com os votos dos aposentados, perdendo nos trabalhadores da ativa.

Nesta conjuntura, o CONGRESSO DA FNP, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, em São José dos Campos, tem um papel fundamental. Com ele, a FNP pode passar a ser o elemento aglutinador de todos este movimento de descontentamento com a direção da FUP, assumindo o papel de conduzir todo este processo de reorganização que vive o movimento petroleiro.

O Congresso da FNP tem como um dos principais desafios construir um processo de luta e mobilização nesta campanha salarial. O objetivo é que a categoria arranque, este ano, um aumento real de salário verdadeiro, o que não acontece há muito tempo.

Além disso, deve assumir a responsabilidade de atuar como um instrumento de unificação do movimento, entre trabalhadores da ativa e aposentados, entre trabalhadores da Petrobrás e terceirizados, e entre os petroleiros de maneira geral. Vamos construir um Congresso vitorioso!