FNP
aos Associados

Sedes do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista

Santos

A história da construção da sede de Santos se confunde com a história de luta da categoria. Inaugurada em 1983, após quatro anos de obras, o Sindipetro passou a ser palco de diversos espetáculos teatrais e musicais, tornando-se referência na agenda cultural e artística da cidade. Na década de 90, no entanto, começa uma trajetória de sucateamento das instalações, devido à falta de responsabilidade das últimas gestões. Desde 2006, o esforço da atual diretoria tem se concentrado em planejar e executar medidas que resgatem a importância sindical e cultural da entidade.

Nossas metas são diminuir gastos em algumas áreas desnecessárias, potencializar o nível de qualidade de atendimento ao associado, e investir na reforma e recuperação do auditório e dos departamentos em geral. Os associados contam com diversos departamentos (jurídico, médico, de aposentados e pensionistas) e serviços disponibilizados por meio de parcerias.

A área de representação da sede de Santos é constituída pelas unidades da Petrobrás existentes em Santos (UN-BS e Terminal da Alemoa), Cubatão (RPBC e Terminal de Pilões) e no mar (Plataforma de Merluza). Fazem parte deste universo 2500 trabalhadores. Com o desenvolvimento do novo Pólo de Gás de Mexilhão ? considerado estratégico para o abastecimento de gás do País e é um dos cinco complexos de produção a serem implantados na Bacia de Santos ? estima-se que essa base do Sindipetro-LP aumente em 20%.

Estão previstas pela Petrobrás a instalação de uma megaplataforma posicionada entre o campo de Mexilhão e uma unidade de tratamento de gás a ser construída em Caraguatatuba. Após entrar em operação, o complexo terá condições de produzir 15 milhões de m³ de gás por dia e 20 mil barris/dia de condensado de gás natural.

Horário de funcionamento De segunda a quinta-feira das 08h às 12h ? 14h às 18h e as sextas das 08h às 12h e das 13h às 17h

Endereço Av. Conselheiro Nébias, 248. Vila Mathias. Santos, SP

Telefone (13) 3202.1100

Sub-sede São Sebastião

Inaugurada em 1985, a sub-sede do Sindipetro-LP em São Sebastião nasceu com a responsabilidade de representar a base que surgia, a partir da década de 70, com a operação do maior terminal aquaviário da América Latina: o Terminal Almirante Barroso (Tebar). Esse foi o primeiro passo do Sindipetro-LP rumo à ampliação de sua representatividade, anteriormente restrita a Cubatão.
O prédio conta com instalações que contemplam o atendimento aos sócios, Departamento Jurídico, Departamento de Aposentados e Pensionistas e auditório para 180 pessoas.
Uma das metas da atual diretoria é promover uma reforma na estrutura da sub-sede possibilitando o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais e a realização de eventos, espetáculos teatrais e apresentações de corais.

Terminal Almirante Barroso
Inaugurado em 1969, o Tebar é responsável pela movimentação diária de 800 mil barris ou 4 bilhões de litros por mês, que representam 50% do petróleo consumido pelo país. Com 40 tanques que armazenam um total de 1,2 bilhão de litros de petróleo e derivados ou o equivalente a 8 milhões de barris, o Tebar também é a unidade que possui a maior tancagem entre todos os terminais da Petrobrás. Por mês, 60 navios passam pelo Tebar, movimentando cerca de 160 mil toneladas de petróleo cada um. Quase 80% do petróleo movimentado pelo terminal vêm da Bacia de Campos e os cerca de 20% restantes são importados da África e do Golfo Pérsico.
O terminal opera 55 mil barris diários de gasolina para exportação e para o mercado nacional; óleo diesel para exportação e cabotagem; nafta; querosene de aviação e óleo combustível. Em metros cúbicos a capacidade de armazenamento do Tebar é de 1,8 milhão de m³, o que corresponde a cerca de 10 dias de consumo nacional. Dos 44 tanques existentes, 22 operam petróleo, 12 derivados e os outros são tanques de apoio (resíduos ou separadores). Os dois píeres ocupam 1200 metros e têm quatro berços com capacidade para receber grandes embarcações em razão do canal de águas profundas onde foi edificado. Em média, 50 navios de até 300 mil toneladas por porte bruto (TPB) e 350 metros de comprimento entram em saem do Tebar por mês.
O Tebar é responsável pelo abastecimento de quatro refinarias paulistas da Petrobras: Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, Refinaria Henrique Lage (Revap) em São José dos Campos; Replan, em Paulínia e Recap, em Capuava.

Endereço Rua Auta Pinder, 218, Centro. São Sebastião, SP

Telefone (12) 3892.1484 - 3892.5155

Sub-sede Cubatão

Adquirida na mesma época da Sub-sede de São Sebastião, a sub-sede de Cubatão atualmente abriga o curso de Inspetores de Equipamento. A carga horária é de 668 horas, 30% maior do que a mínima exigida pelo INMETRO.

Com base na portaria do INMETRO nº 349 ? 26/11/2009 o curso de Inspetores de Equipamento tem por objetivo formar e qualificar profissionais para atuar nas áreas de petróleo, gás, petroquímica, química, energia, mineração, siderurgia, farmacêutica e alimentícia para atender a crescente demanda do mercado brasileiro por estes profissionais.

Os instrutores, profissionais da EFI, são engenheiros e técnicos da Petrobrás e Petroquímicas, incluindo mestres e doutores, com larga experiência industrial e docência. O curso oferece tablet, material didático, aulas práticas e teóricas com recursos audiovisuais, além de salas com ar condicionado.
Ao término do curso, os participantes recebem o certificado conforme a portaria 349 do INMETRO. Os certificados só são entregues aos participantes que tem pelo menos 90% de frequência no curso, 50% de frequência por disciplina e aproveitamento mínimo de 70%.

As vagas são limitadas e a aprovação da matrícula será submetida à análise da ficha de inscrição e documentação apresentada: CPF, RG, comprovante de residência, 2 fotos coloridas 3×4 e comprovante de conclusão do Ensino Médio.

Endereço Rua Assembleia de Deus, 39, segundo andar, Jardim São Francisco, CEP: 11500-900

Telefone (13) 3372.8040

Delegacia regional de Caraguatatuba

A Delegacia sindical foi criada para dar suporte para os trabalhadores de Caraguatatuba.

Horário de funcionamento De segunda a sexta-feira das 09h às 13h ? 14h às 18h

Endereço Av. Rio Branco, 1.155, sala 03, Indaiá. CEP: 11665-600