Sedes do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista

SANTOS

A história da construção da sede de Santos se confunde com a história de luta da categoria. Inaugurada em 1983, após quatro anos de obras, o Sindipetro passou a ser palco de diversos espetáculos teatrais e musicais, tornando-se referência na agenda cultural e artística da cidade. Na década de 90, no entanto, começa uma trajetória de sucateamento das instalações, devido à falta de responsabilidade das últimas gestões. Desde 2006, o esforço da atual diretoria tem se concentrado em planejar e executar medidas que resgatem a importância sindical e cultural da entidade.

Nossas metas são diminuir gastos em algumas áreas desnecessárias, potencializar o nível de qualidade de atendimento ao associado, e investir na reforma e recuperação do auditório e dos departamentos em geral. Os associados contam com diversos departamentos (jurídico, médico, de aposentados e pensionistas) e serviços disponibilizados por meio de parcerias.

A área de representação da sede de Santos é constituída pelas unidades da Petrobrás existentes em Santos (UN-BS e Terminal da Alemoa), Cubatão (RPBC e Terminal de Pilões) e no mar (Plataforma de Merluza). Fazem parte deste universo 2500 trabalhadores. Com o desenvolvimento do novo Pólo de Gás de Mexilhão ? considerado estratégico para o abastecimento de gás do País e é um dos cinco complexos de produção a serem implantados na Bacia de Santos ? estima-se que essa base do Sindipetro-LP aumente em 20%.

Estão previstas pela Petrobrás a instalação de uma megaplataforma posicionada entre o campo de Mexilhão e uma unidade de tratamento de gás a ser construída em Caraguatatuba. Após entrar em operação, o complexo terá condições de produzir 15 milhões de m³ de gás por dia e 20 mil barris/dia de condensado de gás natural.

Horário de funcionamento De segunda a quinta-feira das 08h às 12h ? 14h às 18h e as sextas das 08h às 12h e das 13h às 17h

Endereço Avenida Conselheiro Nébias, nº 248 - Paquetá
CEP: 11015-001 - Santos - SP

Telefone (13) 3202.1100

SUB-SEDE SÃO SEBASTIÃO

Inaugurada em 1985, a sub-sede do Sindipetro-LP em São Sebastião nasceu com a responsabilidade de representar a base que surgia, a partir da década de 70, com a operação do maior terminal aquaviário da América Latina: o Terminal Almirante Barroso (Tebar). Esse foi o primeiro passo do Sindipetro-LP rumo à ampliação de sua representatividade, anteriormente restrita a Cubatão.

O prédio conta com instalações que contemplam o atendimento aos sócios, Departamento Jurídico, Departamento de Aposentados e Pensionistas e auditório para 180 pessoas.

Terminal Almirante Barroso
Inaugurado em 1969, o Tebar é responsável pela movimentação diária de 800 mil barris ou 4 bilhões de litros por mês, que representam 50% do petróleo consumido pelo país. Com 40 tanques que armazenam um total de 1,2 bilhão de litros de petróleo e derivados ou o equivalente a 8 milhões de barris, o Tebar também é a unidade que possui a maior tancagem entre todos os terminais da Petrobrás. Por mês, 60 navios passam pelo Tebar, movimentando cerca de 160 mil toneladas de petróleo cada um. Quase 80% do petróleo movimentado pelo terminal vêm da Bacia de Campos e os cerca de 20% restantes são importados da África e do Golfo Pérsico.

O terminal opera 55 mil barris diários de gasolina para exportação e para o mercado nacional; óleo diesel para exportação e cabotagem; nafta; querosene de aviação e óleo combustível. Em metros cúbicos a capacidade de armazenamento do Tebar é de 1,8 milhão de m³, o que corresponde a cerca de 10 dias de consumo nacional. Dos 44 tanques existentes, 22 operam petróleo, 12 derivados e os outros são tanques de apoio (resíduos ou separadores). Os dois píeres ocupam 1200 metros e têm quatro berços com capacidade para receber grandes embarcações em razão do canal de águas profundas onde foi edificado. Em média, 50 navios de até 300 mil toneladas por porte bruto (TPB) e 350 metros de comprimento entram em saem do Tebar por mês.

O Tebar é responsável pelo abastecimento de quatro refinarias paulistas da Petrobrás: Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, Refinaria Henrique Lage (Revap) em São José dos Campos; Replan, em Paulínia e Recap, em Capuava.

UTGCA
A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada na cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, começou as atividades no dia 10 de abril de 2011. Com papel de destaque no aumento da oferta de gás natural para o mercado brasileiro, a UTGCA alcançou, em outubro de 2015, o recorde diário de produção com 17,41 milhões de metros cúbicos (m³).

O gás processado na UTGCA dá origem a três produtos: o gás natural, que tem uso industrial, residencial e veicular; o GLP, gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha; e o C5+ (condensado), parte líquida do gás.A unidade passou por obras de adequação e ampliação, finalizadas em 2014, que possibilitaram processar o gás natural proveniente da área do pré-sal da Bacia de Santos. Atualmente a UTGCA apresenta capacidade total de processamento de 20 milhões de m³/dia de gás natural.

Endereço Rua Auta Pinder, nº 218 - Centro
CEP: 11600-000 - São Sebastião - SP

Telefone (12) 3892.1484 - 3892.5155

DELEGACIA REGIONAL DE CARAGUATATUBA

A Delegacia sindical foi criada para dar suporte para os trabalhadores de Caraguatatuba.

Horário de funcionamento De segunda a sexta-feira das 09h às 13h ? 14h às 18h

Endereço Avenida Rio Branco, nº 1.155 - sala 03 - Indaiá