Timeline

O Sindicato de Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP) foi fundado em 19 de dezembro de 1958 e tem como marca fundamental o trabalho e a transparência, visando lutar e alcançar as metas que são apresentadas pela categoria petroleira.

1950

SINDIPETRO-LP: 50 ANOS NA LUTA

Os 50 anos do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista se confundem com parte da história do século XX no Brasil e no mundo. Durante esse período, os petroleiros brigaram por melhores condições de trabalho, de salário e pelas causas do povo brasileiro e de toda a humanidade.

Dessa maneira, as lutas da categoria petroleira, iniciada logo após a criação da Petrobrás, em 1953, são expressões de trajetória do petróleo e da vida política do Brasil, além de herdarem o sonho de centenas de brasileiros que brigaram, no decorrer da história, por um país livre, soberano e mais justo.

Leia reportagem completa sobre os anos 1950

1960

CONQUISTAS E RESISTÊNCIA ORGANIZADA AO GOLPE DE 64

Depois de conseguir reivindicações históricas, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o turno de seis horas, o Sindipetro resistiu ao Golpe Militar de 1964, tendo líderes presos e ficando sob intervenção.

Leia reportagem completa sobre os anos 1960

1970

A FÊNIX DOS PETROLEIROS

A década de 1970 representa o ressurgimento do Sindipetro-LP como uma das principais forças do movimento dos trabalhadores, deixando marcas na luta contra o autoritarismo militar brasileiro e mantendo a tradição de resistência dos petroleiros.

Leia reportagem completa sobre os anos 1970

1980

UM SINDIPETRO DE MASSA A SERVIÇO DA CATEGORIA E DO PAÍS

A década de 1980 representa a consolidação de um novo momento do Sindipetro-LP, iniciado no fim dos anos 1970. Além das conquistas inéditas, o Sindicato ganhou repercussão nacional na luta pela redemocratização do país e na formatação do sindicalismo da Nova República.

Leia reportagem completa sobre os anos 1980

1990

A CONSOLIDAÇÃO DO DESENCANTO: DUAS PARADAS DE PRODUÇÃO CONTRA O NEOLIBERALISMO

A década de 1990 consolidou a democracia, mas fincou o projeto neoliberal como diretriz política e econômica nacional. Quem pagou o preço foram os trabalhadores, entre eles os petroleiros, que viram a quebra do monopólio estatal do petróleo.

Leia reportagem completa sobre os anos 1990

REFAZENDO A PAUTA DE LUTAS PARA MAIS 50 ANOS

Século XXI, clima de renovação, momento de rever a pauta de lutas. O Sindipetro-LP compõe a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e se prepara para os desafios que virão com o início da exploração do pré-sal.