Petrobrás anuncia que Sindipetro-LP deixará de representar trabalhadores do regime especial de sete plataformas

Ilegal e arbitrário

Se para conter a contaminação em larga escala da força de trabalho pela Covid-19 a direção da Petrobrás segue paralisada, para promover mais ataques à categoria ela não para de "trabalhar" um minuto, anunciando a cada dia um novo retrocesso.

Em reunião por videoconferência hoje (11) com o Sindipetro-LP, o RH Corporativo informou que, a partir do mês que vem, o Sindipetro Litoral Paulista não representará mais os trabalhadores de regime especial de suas sete plataformas. Segundo o comunicado ilegal e arbitrário, todas elas - Mexilhão, Merluza, P66, P67, P68, P69 e P70 - passarão a ter como base o Rio de Janeiro.

Além de ilegal, pois tais plataformas seguem pertecendo à base territorial do Sindicato, este ataque altera a vida de 937 trabalhadores. Uma das consequências, por exemplo, é o impacto negativo na remuneração daqueles que hoje residem na Baixada Santista. Isso porque teriam que tirar do próprio bolso o dinheiro necessário para se deslocar até o Aeroporto de Jacarepaguá (RJ). Aliás, trata-se do segundo ataque a esses trabalhadores num curto intervalo de tempo, já que, em abril de 2018, unilateralmente os voos deixaram de partir do Aeroporto de Itanhaém (SP) para Jacarepaguá (RJ). O motivo: reduzir custos à custa dos trabalhadores.

Diante de tantos ataques, os mais recentes na AMS e na Petros, assim como a redução dos nossos salários e alteração de regimes de trabalho, todas elas sem qualquer negociação, a direção bolsonarista da Petrobrás chama a categoria à greve em meio à uma crise global que exige justamente o contrário: responsabilidade social com a população e relacionamento justo com a força de trabalho, que segue produzindo para não faltar gás de cozinha e combustível aos brasileiros. Cabe ao movimento sindical e à categoria, juntos, definir como transformar essa indignação em manifestação concreta de resistência.

Veja o que diz o diretor Adaedson Costa, que participou da reunião com o RH corporativo: