Sindipetro-LP leva estudo sobre impactos da saída da Petrobrás de Santos aos comerciantes do Valongo

Buscando apoio da população

Nesta quarta-feira (22), a diretoria do Sindipetro-LP andou nas imediações do Edisa Valongo, sede do pré-sal, para distribuir aos comerciantes do entorno do prédio o estudo feito pelo Ibeps “Os Impactos Econômicos e Sociais da Transferência de Atividades da Petrobrás da Baixada Santista”.

Durante as conversas com os empresários locais, o sindicato recebeu apoio pela iniciativa e manifestações de entusiasmo por um movimento que una empresários, políticos e população em defesa dos empregos que certamente serão perdidos se os planos privatistas da gestão bolsonarista no comando da Petrobrás se concretizar.

Na terça-feira (21), a diretoria fez uso da Tribuna Cidadã, na Câmara dos Vereadores de Santos, onde falou com os vereadores presentes e aos que estavam em sessão virtual, deixando exemplares e o link eletrônico do estudo feito pelo Ibeps.

O estudo aponta o impacto econômico de R$ 309 milhões por ano que deixará de circular na região somando somente a massa salarial dos 2.100 trabalhadores lotados no prédio administrativo da Petrobrás, no Valongo (Edisa-Valongo). Desse total, R$ 20,85 milhões são a projeção do consumo dos terceirizados.

A pesquisa feita pelo Ibeps considerou para os gastos com aluguel de moradias, alimentação em casa, em bares, padarias, restaurantes etc, transporte público e particular, contratação de serviços, barbearia, escolas, faculdades, e uma gama de empreendimentos que serão afetados com a perda dessas vagas de trabalho ao migrarem para o Rio de Janeiro, para onde a gestão no comando da Petrobrás quer concentrar investimentos.

Basta de perdas!

Merecemos mais!