Sindipetro-LP lança campanha de arrecadação de cestas básicas para Frente Operária Solidária

Solidariedade petroleira

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista encabeça mais uma campanha de arrecadação de cestas básicas. Dessa vez, foi criada a Frente Operária Solidária para beneficiar trabalhadores que perderam os empregos com a pandemia.

Atualmente o país atravessa uma das piores crises econômicas da história e atrelada a pandemia gerou um dos maiores índices de desemprego que se tem notícia. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,2% de novembro de 2020 a janeiro deste ano e atingiu 14,3 milhões de pessoas. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

A Baixada Santista é a região que mais perdeu emprego no Estado de São Paulo no ano passado. Para se ter ideia do tamanho do problema no acumulado de 2020, entre janeiro e julho do passado, 16.929 postos de trabalho foram fechados. Os dados foram extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Com o avanço da pandemia, a questão da fome e da insegurança alimentar, especialmente entre moradores de comunidades, se tornou urgente em todo o país. Por isso, que campanhas de solidariedade, como a promovida pelo Sindicato, se fazem urgentes.

No ano passado, o Sindipetro-LP também criou uma campanha emergencial para enfrentar a Covid-19 .A iniciativa conseguiu distribuir mais de duas toneladas de cestas básicas de alimentos para famílias em estado de vulnerabilidade. Esse ano pretendemos ampliar ainda mais o número de beneficiados já que com o fim da parada de manutenção na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, milhares de trabalhadores perderão a fonte de renda.

Para fazer parte da campanha pedimos que sejam enviadas cestas básicas prontas para facilitar a logística e entrega. Na Baixada Santista existem empresas que fazem esse tipo de serviço e oferecem o produto através de site. Temos como exemplo o Makro Atacadista, Tupy Cesta Básica, Bom Gosto Comercial e BCB Baixada Cesta Básica.

As doações podem ser feitas na sede, em Santos, das 8h às 18h, em nossa portaria. A sede do Sindipetro-LP está localizada a Av. Conselheiro Nébias, 248, na Vila Mathias, em Santos. No Litoral Norte, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. A subsede está localizada à Rua Auta Pinder, nº 218, Centro, em São Sebastião.A doações também podem ser feitas através da conta corrente da Caixa Econômica Federal - agência 0345 - operação 003 - conta 00404284-1, pelo pix sindipetrosolidario@gmail.com ou do QRCODE abaixo.Vale destacar que a campanha é permanente.

Faça parte dessa ação social, doe! Juntos somos mais fortes!