Mídia Mídia ninja lança curta sobre operários na Petrobrás antes e depois da Lava Jato

Assista e prestigie!

Imagens de um Sonho, de Leandro Olimpio, será lançado no canal da Mídia NINJA neste 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador

Premiado em festivais de cinema do país e do exterior, com seleção em mais de 30 mostras de cinema independente, o curta-metragem "Imagens de Um Sonho" será exibido no canal da Mídia NINJA no Youtube no hoje, 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, a partir de 19h. Dirigido por Leandro Olimpio, o documentário traz à tela uma das principais vítimas da crise política desta década: os petroleiros terceirizados da Petrobras.

Reunindo imagens publicadas no Youtube pelos operários ao longo de 10 anos (2008-2018), o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra as alegrias e dissabores de sua jornada, mostrando a consolidação de um sonho operário, a conquista do emprego com carteira assinada e o acesso ao consumo; e depois seu desencanto, com a crise política e econômica de 2014, e com a deflagração da ilegal e política operação Lava Jato, conduzida por Sergio Moro, que culminou em demissões em massa na companhia.

Jornalista do Sindipetro Litoral Paulista por dez anos, Olimpio conta que chegou às imagens sem querer. “Estava pesquisando vídeos antigos, da criação da Refinaria de Cubatão, e me deparei com esses arquivos. Vi neles uma correspondência muito forte com os relatos que ouvi nos últimos anos de diversos operários, em atos e greves. Relatos carregados de tristeza não só pela perda de direitos, rebaixamento salarial, e pelo desemprego iminente, mas pela sensação de que a empresa não era a mesma, que o clima estava pesado. Uma melancolia. E mesmo que não fosse essa a intenção, filmando a si próprios esses operários também filmavam as transformações pelas quais passava a empresa e o país”.

Elogiado nos festivais pela extensa pesquisa e pela montagem, o curta leva à tela imagens que estavam destinadas ao quase anonimato. Dispersos e isolados, os vídeos pouco teriam a dizer sobre a conjuntura do país. Mas a partir do olhar de Olimpio, o filme permite enxergar pela subjetividade da vida operária o que o Dieese, em estudo recente, já apontou: sob o pretexto de combater a corrupção, com meios corruptos, a Lava Jato cortou empregos, minou a economia e destruiu vidas.

Imagens de Um Sonho se soma, ainda, a uma vasta produção nacional sobre os efeitos da farsa jurídica que tirou Dilma do poder, levou Lula à prisão e Bolsonaro à presidência. Grandes nomes do cinema nacional não hesitaram em mirar suas lentes para o circo de horrores que se tornou o andar de cima, em Brasília, durante o golpe contra Dilma Rousseff. Petra Costa, com o indicado ao Oscar 'Democracia em Vertigem'; Maria Augusta Ramos, com 'O Processo', e mais recentemente Anna Muylaert, com 'Alvorada', seguiram de perto os bastidores do impeachment.

Informações adicionais

Sinopse
Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra - ao longo de uma década (2008-2018) - as alegrias e dissabores de sua jornada.

Direção/Roteiro/Montagem/Locução: Leandro Olimpio
Produção: André Garcia e Lufe Bollini
Produtora: Kino-cobra Filmes
Apoio: Mídia Ninja

Premiações
- 17° Curta Santos, na categoria Olhar Caiçara, sendo incorporado ao acervo permanente do Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos
- 19º Maual - Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Cuiabá, Mato Grosso, 2020)
- Melhor Documentário do 12ª Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte - 2020 (Guadajara de Buga, Colômbia).

Menção Honrosa:
- 5º Festival de Cine Corto de Envigado, Colômbia (2020)
- Indian International Film Festival (2021)
- 14º Visões Periféricas (2021)

O quê: Lançamento do curta "Imagens de Um Sonho", dirigido por Leandro Olímpio
Quando: 01/05