RPBC, UTE-EZR, Alemoa e Edisa: setores médicos estão aptos a emitir laudo para trabalhadores serem vacinados

Covid-19

Na última quarta-feira (02) a Secretaria de Saúde de Santos liberou a vacinação de pessoas que tenham comorbidades ou que tenham deficiência permanente e recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) na faixa etária entre 30 a 39 anos de idade. Para que a imunização aconteça é necessário portar uma das doenças preexistentes listadas abaixo e apresentar exame, receita ou relatório médico com descritivo da condição de saúde, ou CID da doença (código internacional da doença), assinado e carimbado com o registro do CRM do médico, em versão original.

Diante disso, os setores médicos da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e UTE-EZR, em Cubatão, e do Edisa Valongo e Terminal Alemoa, em Santos, estão aptos a fornecer o relatório médico para os trabalhadores e trabalhadoras desde que que seus prontuários médicos já constem as comorbidades. Afora isso, o corpo clínico não está autorizado a fornecer qualquer tipo de documentação.

Para conseguir o relatório é necessário agendar horário junto ao setor médico. No momento da imunização o petroleiro ou petroleira deve apresentar comprovante de residência em Santos, documento com foto e CPF cópia de laudo, declaração do médico ou receita de até 1 ano atrás.

Em Cubatão, Guarujá e São Vicente, iniciou também na última quarta-feira (2) a imunização de pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades ou deficiências. Os petroleiros devem buscar os postos de saúde, próximos às suas residências, para serem vacinados.

Confiram a lista de doenças preexistentes

Doenças Cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênitas no adulto

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão arterial resistente (HAR)

Hipertensão arterial – estágio 3

Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

Doenças neurológicas crônicas

Doença Cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

Obesidade mórbida

Cirrose hepática