Solidariedade garante alimentação a famílias em situação de vulnerabilidade em Santos, Cubatão e Angra dos Reis

Rede de apoio

A semana começou com mais famílias beneficiadas pela campanha de arrecadação de cestas básicas promovida pela Frente Operária Solidária e encabeçada pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A campanha tinha como por objetivo minimizar o impacto do desemprego na região agravado pela pandemia, mas acabou sendo estendida a famílias carentes.

Nesta segunda-feira (19), a ação chegou à moradores, em situação de vulnerabilidade social, das cidades de Santos, Cubatão e Angra dos Reis. No total foram quase cem cestas básicas doadas.

Na parte da manhã, famílias do Jardim São Manoel, bairro localizado na zona noroeste da cidade de Santos, receberam os kits de alimentos. A ação só foi possível graças a organização e mobilização feita pelos moradores do bairro Reinaldo (Rua João Carlos- Despejos) e Mishelle Domingues e do presidente da Associação de Moradores do caminho São Manoel, Leonardo, que organizaram a ação para atender os membros dessa comunidade. Em Angra dos Reis, as merendeiras de escolas que perderam emprego por conta da pandemia também receberam doação de cestas básicas.

No período da tarde foi a vez dos moradores do bairro da Água Fria, em Cubatão. O Sindipetro, através da diretoria, gostaria de salientar que a ação que ocorreu nesta segunda-feira (19), em Cubatão, só foi possível graças a organização feita pela moradoras e amigas, Dryka Andrade, Claudete e Cristina.

A atividade tem contado com o apoio de membros das comunidades que estão ajudando a organizar a distribuição dos kits de alimentos.

Na oportunidade, os dirigentes do Sindipetro-LP conversaram com os presentes sobre a política de preço orquestrada pela Petrobrás que tem acertado em cheio o bolso dos brasileiros. Além disso, divulgaram o trabalho do Observatório Social da Petrobrás que é uma organização da sociedade civil que surge para monitorar, fiscalizar e divulgar os impactos sociais e econômicos que a implementação do Plano de Desinvestimento tem gerado na população brasileira. Irá produzir e sistematizar estudos e dados relevantes sobre o papel social da Petrobrás.

A política de Preço de Paridade de Importação, também conhecido como PPI e que foi implementada por Michel Temer, faz os preços praticados pela Petrobrás dependerem dos preços do óleo, dos derivados e da taxa de câmbio. Com essa precificação o brasileiro tem arcado com valores abusivos na compra do botijão de gás ou quando abastecem os automóveis. Ao contrário do que muita gente pensa, não são os impostos os principais responsáveis pelos preços abusivos dos combustíveis, praticados hoje no Brasil. Os reajustes sucessivos não estão relacionados ao aumento de tributos, mas sim com o PPI. Esse também é o motivo de muitas famílias cozinharem usando fogão à lenha. O preço do botijão de gás de 13kg, em algumas regiões, passa de R$ 100. Esses trabalhadores não conseguem comprar o gás, que já equivale a quase 10% do valor do salário mínimo.

O governo Bolsonaro é responsável por tudo isso. A dupla Guedes e Bolsonaro conduzem a Petrobrás como uma empresa sem nenhum cunho social. A Petrobrás é dos brasileiros e deve atender os interesses de seu maior sócio que é o povo. Afinal das contas, para isso que ela foi criada.

O Sindipetro-LP, em nome da Diretoria, gostaria também de aproveitar a oportunidade para agradecer o apoio irrestrito dos petroleiros do Litoral Paulista que atenderam prontamente o chamado da campanha de arrecadação de cestas básicas.

A iniciativa está sendo mantida de forma permanente e qualquer um pode participar. Para contribuir basta levar as doações de cestas básicas na sede do Sindicato das 8h às 18h, em nossa portaria. A sede do Sindipetro-LP está localizada a Av. Conselheiro Nébias, 248, na Vila Mathias, em Santos. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 18h. No Litoral Norte, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. A subsede está localizada à Rua Auta Pinder, nº 218, Centro, em São Sebastião. A doações também podem ser feitas através da conta corrente da Caixa Econômica Federal Agência 0345 - operação 003 - conta 00404284-1, pelo pix sindipetrosolidario@gmail.com ou QRCODE abaixo.