P-70 entra em lockdown após mais um surto de covid-19 entre os embarcados

Sindipetro-LP recomenda abertura de CAT

A plataforma P-70 entrou nesta semana em mais um lockdown, após mais um surto de covid-19 entre os embarcados. Uma equipe de Saúde esteve na plataforma e testou os trabalhadores que apresentaram sintomas antes que desembarcassem. O Sindipetro-LP solicitou o resultado dos exames, mas até o momento a Petrobrás não respondeu ao sindicato.

Diante dos vários casos de contaminação por covid-19 nas plataformas e demais unidades do Sistema Petrobrás, o Sindipetro-LP está com uma campanha permanente de abertura de Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) por morte ou doença causada pela covid-19. A iniciativa, puxada pela FNP e sindicatos afiliados, é necessária, pois até o momento a empresa não fez abertura de CAT de nenhum caso de covid-19 dentre seus empregados.

A campanha é aberta a todos os petroleiros das bases da FNP. No Litoral Paulista, o trabalhador que pegou o coronavírus em qualquer período, desde o início da pandemia, deve baixar o formulário em anexo (clique aqui), preencher com seus dados, assinar e enviar para o sindicato, juntamente com o(s) resultado(s) do(s) exame(s) que identificou ou diagnosticou a doença, para o e-mail aberturadecat@sindipetrosantos.com.br. Para mais informações, acesse a matéria completa aqui.

Lembramos aos trabalhadores que a denúncia desse e outros casos são importantes para que o sindicato possa agir da forma mais rápida possível, evitando assim que a ingerência da empresa, geralmente voltada para a busca de redução de custos operacionais, atropele os direitos dos trabalhadores.

Como é de costume, a diretoria está no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acompanhando o embarque dos trabalhadores das plataformas.

Até o fechamento dessa matéria não recebemos informações de quantos petroleiros estão com sintomas do vírus na plataforma. Assim que tivermos mais informações reportaremos em nossos canais e mídias sociais.

Estamos organizados e em luta!