Acionistas da Petrobrás ganham, Brasil perde

Falácia

A Petrobrás deve reduzir a dívida a US$ 60 bilhões este ano, e com isso o mercado espera que a estatal pague mais dividendos. “Aparentemente, são os americanos que definem quanto a Petrobrás vai pagar de dividendos, e só então a companhia define quanto vai vender de ativos. Portanto a Petrobrás atualmente vende ativos para pagar dividendos. Não tem relação com a dívida. É conversa fiada. Já demonstrei isto muitas vezes”, critica o economista aposentado da estatal Cláudio da Costa Oliveira, vice-diretor de cultura da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet).

O resultado para o País é muito ruim. Semana passada, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) atualizou os números das Reservas Provadas de petróleo brasileiras. Em 2020, o Brasil só conseguiu repor 25,6% do que explorou, segundo a ANP. Em 2020, a produção nacional de petróleo cresceu 5,7% e atingiu 2,9 milhões de barris/dia. Com isso, as Reservas Provadas caíram 6,21%, para 11,925 bilhões de barris.

A Petrobrás investiu US$ 1,6 bilhão no segmento de exploração e produção no primeiro trimestre de 2021, queda de 24% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda na comparação anual, houve redução de 50% dos investimentos em exploração no pré e pós-sal, segundo o Ineep.

Fonte: Monitor Mercantil