VOCÊ JÁ LEU A VERSÃO DIGITAL DO JORNAL SINDIPETRO-LP INFORMA Nº 49 - ESPECIAL TABELAS DE TURNO?

Fique por dentro

O boletim “Sindipetro-LP Informa” n.º 49 é o último boletim da série que trata da discussão sobre as tabelas de turno de 8 horas e 12 horas. A edição coloca os prós e os contras na visão de pesquisadores.

O material traz o texto "Ampliação de regime de turno aumenta a possibilidade de ocorrência de acidentes de grandes proporções" elaborado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense, Marcelo Figueiredo, que afirma "que ao estendermos a jornada nesses termos (de 8 horas para 12 horas) os petroleiros estarão mais expostos aos problemas advindos de uma jornada mais extenuante, que tendem a se acentuar, especialmente, em situações de intensificação do trabalho, pois ao maior desgaste associado ao prolongamento das 4 horas, acrescenta-se aquele proveniente da maior intensidade".

Além disso, a edição também aborda o estudo "Exposição às substâncias químicas nos trabalhos em turno" elaborado por Por Maria de Fátima Moreira pesquisadora da área de Toxicologia da Fundação Oswaldo Cruz. O benzeno é uma realidade no Sistema Petrobrás e não é de hoje que a companhia tenta impor limite de exposição ao benzeno, substituindo o critério qualitativo pelo quantitativo. Com isso, a empresa simplesmente descarta a atual legislação brasileira e rasga o compromisso firmado através do Acordo Nacional do Benzeno.

Clique aqui e leia a versão em pdf. Você também pode acessar através do nosso aplicativo. Para instalar é muito fácil: acesse o Google Play ou Apple Store em seu celular e no campo de pesquisa digite ‘sindipetrolp’. Nosso aplicativo estará disponível. Baixe ele. Pronto, basta aguardar o download completo para acessá-lo e usufruir das facilidades disponíveis.