Semana da Diretoria teve curso de qualificação, setoriais e ação “Dia Nacional do Gás a Preço sem PPI”

De 9 a 14 de abril

A semana da Diretoria do Sindipetro-LP foi repleta de atividades. No sábado (09) aconteceu o último dia do curso de negociação coletiva. As aulas são uma iniciativa do Núcleo Permanente de Formação do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS).

Na segunda-feira (11) foi dia de reunião de diretoria para alinhar os próximos passos frente aos ataques e desmando contra a categoria. Na terça (12) aconteceu a primeira rodada de setoriais promovida pela Diretoria do Sindipetro-LP. O encontro serviu para ouvir os trabalhadores da RPBC e UTE-EZR, saber e apurar o que está acontecendo de fato nas unidades, com a intenção de tomar algumas providências. No mesmo dia aconteceram trêss reuniões: a 4ª Reunião Ordinária da CIPA 2022 do Terminal de Santos, reunião de organização atos populares na Baixada Santista e a reunião com a diretoria executiva da Federação Nacional dos Petroleiros.

Os dirigentes liberados do Sindicato têm agenda fixa toda semana. As reuniões com o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás acontecem todas as terças e quintas- feiras. A reunião com o setor de Comunicação da FNP também faz parte dos compromissos da semana.

Na quarta-feira (13) o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista promoveu cadastro para a ação “Dia Nacional do Gás a Preço sem PPI” que foi realizada nesta quinta-feira (14). O cadastro aconteceu na sede da Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão e beneficiou 150 famílias. Na sede, em Santos, os trabalhadores da Destilação, com os grupos 1, 2 e 5; e da  Manutenção EE/IE/EI/ED e UTE, com o ADM participaram da segunda rodada de setoriais promovida pela Diretoria. No final do dia o diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, participou da live "Haverá equacionamento do novo déficit da Petros em 2023?" que também contou com a presença do advogado da FNP e do Sindipetro-LP, Dr. Marcus Coelho.

A quinta-feira (14) começou com a ação “Dia Nacional do Gás a Preço sem PPI” nas cidades de Cubatão e São Sebastião. A iniciativa, que beneficiou 300 famílias carentes, é encabeçada pela Federação Nacional dos Petroleiros e pelo Observatório Social da Petrobrás, vendeu gás de cozinha a R$ 73 bem abaixo do praticado no país que chega a quase R$ 120 em algumas regiões.  O dia, que antecede o feriado, termina com as seguintes reuniões:  Reunião Comissão Permanente ACT – SMS e  a 4ª Reunião Ordinária da CIPA 2022 do Terminal de Santos. E por fim, a semana se encerra com duas setoriais com os trabalhadores do laboratório que contará com a presença dos Grupos 1, 2, 3 e ADM e da segurança patrimonial dos Grupos 1, 2 e  5.