Reunião de acompanhamento de ACT: demandas acumulam e são engavetadas graças ao descaso da empresa

Sem solução

Nesta quarta-feira (4), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) participou de mais uma reunião virtual para acompanhamento de ACT, com poucas respostas e soluções para as demandas já apresentadas em reuniões passadas, o que demonstra total descaso em solucionar os problemas.

“Como todas as reuniões com o RH, as respostas foram subjetivas, sem transparência e sem interesse algum em resolver as demandas”, avaliou Adaedson Costa, secretário geral da FNP.

Benefício Educacional
A reunião iniciou com uma apresentação do RH sobre o Benefício Educacional.

Na apresentação, o RH destacou que os trabalhadores devem ficar atentos a algumas exigências para garantir seu direito ao benefício. São elas:

- Todos os benefícios devem ser comprovados dentro do prazo previsto;

- A falta de comprovação gera descontos dos valores adiantados;

- Os comprovantes de pagamentos devem ser guardados por 5 anos;

Vale lembrar que a empresa irá auditar periodicamente o sistema quanto a comprovação do uso do benefício pelo empregado. A FNP deixou claro que o trabalhador deve ser avisado imediatamente quando identificado alguma anomalia.

A empresa também afirmou ter implantado melhorias no processo do benefício, como: inscrição automática, sem necessidade de documentação; possibilidade de inscrições, alterações retroativas dentro do semestre ou ano letivo; extensão dos prazos de inscrição e extensão dos prazos de comprovação.

A FNP ainda questionou sobre como a empresa pretende comunicar aos empregados liberados qualquer informação nesse âmbito, já que eles não têm acesso aos e-mails coorporativos.

Transferências de petroleiros
A FNP exigiu transparência  no processo de transferência dos empregados (de unidade, setor ou cargo) e que nos casos de indeferimento a empresa obrigatoriamente fundamente os motivos da recusa, tanto da gestão de origem como a de destino.

Acesso dos dirigentes sindicais às unidades
Novamente, a FNP cobrou solução para a dificuldade de acesso dos dirigentes sindicais às unidades. Em ano de campanha salarial, é fundamental a presença dos dirigentes liberados nas unidades para ouvir os trabalhadores e assim garantir a negociação. Mas, os dirigentes ainda encontram dificuldades para realizar os acessos.

Lembrando que em fevereiro deste ano, a FNP enviou ofício à Petrobrás, em que cobrou esclarecimento sobre 10 pontos, dentre eles, acesso de dirigentes sindicais às unidades.

Na reunião dessa quarta, o RH informou que levou a demanda para ser debatida internamente, mas, não houve avanço.

Teletrabalho
Outro ponto questionado foi sobre as respostas aos ofícios da FNP, que a empresa faça o pagamento de ajuda no custeio dos insumos, da estrutura e respeite a jornada de trabalho.

O RH explicou que para aquisição de qualquer material utilizado em teletrabalho é necessário solicitar ao gerente imediato.

Reunião com o gerente executivo de RH
A Federação também cobrou respostas quanto à solicitação de reunião com Juliano Loureiro, gerente executivo de RH. Segundo a empresa, a solicitação não foi encaminhada, porém farão isso.

Cláusula 97 ACT Diversidades
A FNP também cobrou apresentação das ações da companhia referente ao tema. Empresa anotou o pedido e ficou de marcar uma data.

Agora, petroleiro e petroleira, qualquer problema que você tenha e queira tratar com o setor de Relações Sindicais, ligue para Call Center: 0800 287 2267.

Opção 1 – Saúde Petrobras

Opção 2 – Contracheque/Férias

Opção 3 – Frequência

Opção 4: Benefícios

Opção 5: PDV

Opção 6: Gestão de Portfólio

Opção 9: Outros Serviços de RH

É importante que a categoria acompanhe o debate nos sindicatos. O cenário atual é bem diferente do que enfrentamos na última negociação de ACT e o momento exige organização e unidade da categoria para combater o desmonte da Petrobrás e defender nossos direitos!

Fonte: FNP