Federação Nacional dos Petroleiros encaminha à FUP resolução pela construção da Campanha Unificada

Unidade de luta

O Congresso da FNP aprovou uma resolução  em defesa da unidade da categoria como uma necessidade para defender a Petrobrás e os direitos da categoria. Em reunião presencial no dia 23/05 entre FUP x FNP discutimos os acordos e diferenças. Diante dos avanços obtidos na reunião, achamos possível e necessário construir essa campanha unificada.

No espírito de privilegiar a unidade e os debates fundamentais, queremos nos apegar em questões práticas. Como apontamos na reunião, julgamos necessário um método democrático quando houver eventuais diferenças durante a campanha salarial.

Sendo assim, propomos que sempre que necessário sejam realizadas reuniões entre a direção da FUP e da FNP para debater a campanha. As divergências deverão ser tratadas nessas reuniões, buscando-se prioritariamente a decisão através do método do consenso. Quando não for possível, nos comprometemos a construir um método de resolução que não signifique a imposição de uma federação sobre a outra e que possa envolver as bases.

Durante o período da campanha unitária, as publicações sindicais sobre a campanha em si devem expressar as posições comuns.  No caso de diferenças de encaminhamento relevantes, ambas as posições devem ser apresentadas em todas as bases no material unitário para que a categoria tome a decisão.

Fonte: FNP