Diretores do Sindipetro-LP dão aula a turmas de “Especialização” e “Residência” em Saúde do Trabalhador

Saber compartilhado na Fiocruz

Na quarta-feira passada (18), o diretor Marcelo Juvenal Vasco, coordenador do Departamento de Saúde e Segurança Sindipetro-LP e da FNP, foi convidado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ministrar a aula “Trabalho e Saúde dos Trabalhadores no setor de petróleo e gás: conhecimentos e experiências de lutas dos petroleiros”, no Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e no Curso de Residência em Saúde do Trabalhador, da turma de 2022. Além dos participantes dos cursos, assistiram a aula residentes da área de saúde e advogados.  O convite a Juvenal foi feito por José Augusto Pina, pesquisador em Saúde Pública do Cesteh-ENSP/FIOCRUZ.

Além de Juvenal, o diretor Marcelo Lima, coordenador de imprensa do Sindipetro-LP  e Hugo Pinto de Almeida, pesquisador do CESTEH /FIOCRUZ, participaram da aula como palestrantes.

Na aula, Juvenal abordou temas que compõe três capítulos do livro “Saber operário, construção de conhecimento e a luta dos trabalhadores pela saúde”, do qual é coautor, juntamente com os diretores Adaedson Costa, Fabio Mello e da assistente social do sindicato, Pamela Passos, além do petroleiro Wesley Bastos e da diretora do Sindipetro São José dos Campos, Cidiana Masini Bernardo.

A aula foi em torno dos temas: Câncer relacionado ao trabalho dos petroleiros e o desenvolvimento compartilhado do processo de enfrentamento; Resistência e reorganização Operária: um relato da luta unificada do setor petroleiro da Baixada Santista; e Sindicatos diante das políticas de gestão de segurança do trabalho no setor petroleiro.

Durante sua apresentação, Juvenal deu maior destaque a incidência de casos de câncer entre os petroleiros, em decorrência de múltiplos agentes cancerígenos nocivos em um mesmo ambiente de trabalho.

O Livro “Saber operário, construção de conhecimento e a luta dos trabalhadores pela saúde”, que tem coautoria dos diretores do Sindipetro-LP, pode ser adquirido no site da Hucitec Editora e pelo link https://lojahucitec.com.br/.