Junho vermelho é dedicado a incentivar a doação de sangue e conscientizar sobre importância

Seja voluntário

O dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl, um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. Por isso, o mês de junho foi dedicado para conscientizar e incentivar as pessoas sobre a importância da doação contínua de sangue. A campanha “Junho Vermelho” é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2011

O objetivo da data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar a vida de milhares de vida e, desse modo, angariar mais doadores voluntários. Para cada bolsa de sangue doada quatro pessoas podem ser salvas.

O Sindipetro-LP entende a importância da data e por isso, sempre encampou campanhas de doação para sócios e dependentes. Doar sangue é um ato de solidariedade.

Doação

A doação pode ser feita durante o ano todo, mas em períodos mais frios há baixa nos estoques. Na pandemia a situação, em todo o país, e o estoque de bolsas de sangue nos hemonúcleos e postos de coleta do país ficaram baixos. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano. O ato de doação deve ser realizado sempre, respeitando as regras para a sua saúde referentes à doação, e não apenas quando um ente querido ou algum conhecido precisa.

Para doar sangue é preciso, entre outros requisitos, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato e não estar em jejum. Além disso, estar em boa condição de saúde, ter se alimentado pelo menos três horas antes da doação e dormir ao menos quatro horas antes da doação e se apresentar descansado. Pessoas com mais de 60 anos que nunca doaram não podem fazer pela primeira vez.

O doador também não pode fumar duas horas depois da coleta do sangue. Além disso, alcoolistas crônicos, portadores de sífilis, malária ou doenças de chagas, pessoas com sintomas respiratórios, grávidas, puérperas ou mulheres amamentando não podem doar.

Outras restrições são para pessoas que tenham se exposto a situações de risco de doenças sexualmente transmissíveis, tenha histórico de consumo de drogas injetáveis, tenha realizado exame de endoscopia há menos de seis meses ou tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade.

No caso de pacientes com o diagnóstico positivo de Covid-19 ou de gripe é preciso esperar até sete dias sem sintomas para realizar a doação de sangue. Em relação às vacinas, é necessário aguardar 48 horas para a Coronavac e sete dias para as demais.

Se o doador em potencial atender a todos os requisitos, homens podem doar a cada dois meses, com limite máximo de até quatro vezes no ano. Mulheres só devem doar sangue a cada três meses, com no máximo três doações em um ano.

Se você quer ser um doador clique aqui e saiba o posto de coleta e hemonucleo mais perto da sua casa. Doar sangue é um ato de doar vida.

Com informações G1, Governo de SP, Capital, a cidadeon