Entrega da pauta do ACT e ato contra privatização, reuniões, entrevistas e mais ações na semana da diretoria

De 30 de maio a 3 de junho

O começo desta semana foi de preparação para a entrega da pauta do ACT na Petrobrás e dos atos que aconteceriam em unidades operacionais da FNP e FUP e no Edisen, no Rio de Janeiro, com reunião de diretoria na sede e subsede e virtualmente. Durante a semana, a diretoria entregou o boletim da FNP, que fala sobre o acordo coletivo e chamava para o ato no dia 2 (quinta). Foram distribuídos boletins para os grupos de turno e ADM na RPBC/UTE, e nos terminais de Alemoa, em Santos e Pilões, em Cubatão.

De terça 31 até quinta-feira (2), a diretoria do Sindipetro-LP realizou o trabalho de base no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acompanhando o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas abrangidas pelo Sindipetro-LP.  A diretoria aproveita os dias no aeroporto para entregar o boletim especial da FNP e conversar com os trabalhadores sobre ACT e demandas específicas das unidades.

Além do compromisso em Jacarepaguá, a diretoria teve diversas reuniões, começando pela reunião da CIPA UTE Euzébio Rocha e reunião da FNP.

Na terça-feira, também, o diretor Marcelo Juvenal participou da comissão da análise do incêndio que aconteceu no último dia 17, na refinaria de Cubatão.

À noite, o diretor Adaedson Costa participou de uma live, no canal Debate Petroleiro, juntamente com o coordenador geral da FUP, Dayvid Bacelar, sobre a campanha salarial dos petroleiros e defesa da categoria contra a privatização da Petrobrás. Para assistir a live click no link: https://tinyurl.com/2nuyrjdw.

O secretario geral da FNP, Adaedson Costa, esteve reunido nesta quarta-feira (01) com parlamentares para tratar sobre a inclusão da Petrobrás na carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Na reunião, os sindicatos foram alertados sobre a intenção de Arthur Lira, de atropelar a Constituição e passar projeto de venda de ações da União na bolsa.

Na quarta a diretoria teve reunião de Comunicação da FNP; participou da Posse da CIPA no Edisa Valongo; da reunião Ordinária do Grupo de Trabalho do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista.

Antes do ato no Edisen, programado para começar às 11h, às 8h30, o secretário geral da FNP e diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, esteve na Radio Bandeirantes RJ, no programa “Faixa Livre”, juntamente com o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar e o diretor da AEPET Ricardo Maranhão, para o debate intitulado “O petróleo ainda é nosso?”, onde tiveram espaço para explicar o crime lesa pátria que está para ocorrer no Brasil, se Arthur Lira conseguir passar sua proposta.

Na quinta-feira (2), os petroleiros do Litoral Paulista protagonizaram mobilizações pelo Acordo Coletivo da categoria e em defesa da Petrobrás. Os protestos fizeram parte do ato nacional unificado da FNP e FUP, contra a privatização da empresa e foram marcados na data em que as duas federações entregaram as pautas reivindicatórias. As paralisações ocorreram na RPBC e UTE-EZR, em Cubatão, no Tebar, em São Sebastião, na UTGCA, em Caraguatatuba, e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Enquanto nas bases do LP aconteciam os protestos, petroleiros de todo o Brasil, incluindo uma caravana que partiu da Baixada Santista e Litoral Norte, realizavam uma grande mobilização em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro. O ato demonstra a força e união da categoria das bases da FNP e da FUP, tanto de ativos como aposentados, contra os desmandos da atual gestão da empresa e o governo fascista de Jair Bolsonaro atrelado a Paulo Guedes que quer rifar a empresa.

À tarde, dando continuidade às mobilizações unificadas em todo o país a diretoria do Sindipetro-LP esteve no Edisa Valongo, em Santos, panfletando e conversando com os trabalhadores e trabalhadoras da unidade sobre o ACT e as tramitações no congresso para a venda das ações da União, em posse do BNDS, como forma de burlar a votação no plenário para mudança da Constituição, para venda da Petrobrás. Na prática, conforme propõe Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, para venda das ações da empresa na bolsa de valores bastaria aprovação simples, com 50% mais um dos deputados, o que de fato bastaria para que o governo perdesse poder de acionista majoritário, passando para as mão do mercado todas as decisões relacionadas a empresa.

Ainda na quinta, a diretoria participou do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS e de reunião presencial com as lideranças da FNP e FUP.

Nesta sexta-feira (3), juntamente com FUP e FNP, a diretoria do sindicato volta a se reunir com a Petrobrás para tratar da pauta do acordo coletivo entregue na quinta.

Em breve mais informações sobre a campanha de acordo coletivo.

Seguimos na luta!