Defesa contra a privatização, ACT, ato pela Educação e oficina de saúde e segurança ocupam agenda da diretoria

Semana de 6 a 11 de junho

A defesa da Petrobrás para o povo brasileiro está mais ativa do que nunca. A diretoria tem se revezado em reuniões, entrevistas e debates com entidades de classe, políticos e estudantes, buscando dar voz a luta contra a privatização da Petrobrás, que está pautada pelo governo Bolsonaro e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

Nesta semana o coordenador geral do Sindipetro-LP, Marcelo Juvenal Vasco, participou de um debate, via internet, no Orla Play, canal do Jornal da Orla, veículo de comunicação de Santos. O tema central foi a política de preços dos combustíveis praticados pela Petrobrás (PPI) e a nova investida do governo contra a empresa na tentativa de promover a privatização a “toque de caixa”.  Participaram da conversa o economista, Dênis Castro, e os jornalistas, Altair Di Marco e Fernando Chagas. O debate pode ser ouvido no link: https://www.youtube.com/watch?v=HTCeJDdSdUo

Na terça-feira (07), a Brigada Petroleira da FUP e da FNP estiveram em Brasília, conversando com lideranças políticas para defender a Petrobrás contra o plano de privatização que o governo Bolsonaro articula com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Pelo LP, o diretor Adaedson Costa está à frente dessa missão, ao lado de outros diretores da FNP e FUP. Saiba mais acessando: https://tinyurl.com/ze9fzhyh

Nesta semana, o diretor Marcelo Lima foi escalado para estar de terça à quinta no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acompanhando o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas. Durante esses dias no aeroporto, os petroleiros denunciaram a prática das gerências das plataformas de atrasar ou cancelar voos e fazer com que os trabalhadores que encerraram suas escalas ficarem trabalhando, passando as horas extras geradas para banco de horas e deixando-os com prejuízos das passagens que foram compradas para retorno a suas casas, mas que não puderam utilizar. Leia mais no link.

A diretoria no aeroporto também denunciou nesta semana 17 casos confirmados de petroleiros com covid na plataforma P70. A Petrobrás volta a fazer vista grossa para o aumento de casos de covid em suas unidades, colocando milhares de trabalhadores em risco.

Na quarta (8), em Brasília, Adaedson participou de reunião com Eletricitários e funcionários dos Correios para organizar atividades em defesa das estatais, colocadas na fila de entrega lesa pátria do governo Bolsonaro. A reunião buscar criar um grupo executivo para atuação em Brasília, quando se reunirão semanalmente para passar a pauta e agendas dos atos e atividades.

O diretor do Sindipetro-LP e secretário geral da FNP, Adaedson Costa, esteve com parlamentares do PSB, em Brasília, buscando apoio contra a privatização da Petrobrás, que estás sendo articulada para acontecer antes mesmo das eleições. Às 19h do mesmo dia, Adaedson participou da grande plenária em Defesa Eletrobrás.

Na quarta, a diretoria teve ainda reunião do observatório Covid Fiocruz para discutir a abrangência dos dados coletado pela equipe responsável e implementar um novo modelo de pesquisa.

Na quinta (9), a diretoria do Sindipetro-LP realizou reunião setorial para os trabalhadores da Alemoa. Em pauta, a redução do efetivo no terminal. O encontro é importante para criar alternativa e deliberar sobre os próximos passos de negociação e pressão da força de trabalho, porque somente com o envolvimento de todos nas discussões será possível frear a gerência que segue querendo se impor ao invés de resolver o problema. No mesmo  a FNP se reuniu com a Petrobrás pra tratar os problemas da AMS.

A diretoria teve ainda mais reuniões com as lideranças dos sindicatos dos correios; reunião com a liderança do PT no senado; participou do seminário da Fentect Correios; reunião de Comunicação da FNP; reunião com a Comissão Permanente ACT – AMS; Reunião do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS; e reunião no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Durante a noite, a diretoria esteve no ato nacional em defesa da Educação #9J, na Estação Cidadania, em Santos. A mobilização é uma resposta à ameaça de cobrança de mensalidades nas universidades e ao recente corte de R$3,2 bilhões no orçamento do Ministério da Educação (MEC) anunciado pelo governo Bolsonaro. Esse corte implicará no funcionamento das instituições, levando algumas ao risco de encerrar as atividades.

Nesta sexta-feira (10), a diretoria participa de reunião de comunicação do Observatório Social da Petrobrás e de reunião com diretores liberados  para definirem agenda da semana que vem com pautas para com o objetivo de defender a Petrobrás,  perícias judiciais e convocação para assembleia.

Dando continuidade ao estudo em parceria com um grupo de pesquisadores, que faz levantamento dos casos de câncer dos petroleiros das bases do Litoral Paulista, diretoria e funcionários do Sindipetro-LP participam nesta sexta e sábado (11) de uma oficina de saúde e segurança sobre casos de câncer na categoria, que será ministrado por pesquisadores que irão aplicar metodologia para identificar melhorias e implementar protocolos orientando como que o sindicato pode coletar dados e registrar os casos de câncer relacionados a atividade profissional dos petroleiros.

Estamos na luta, em defesa da categoria e da Petrobrás!