Aepet Bahia promove live " Campanha Salarial 2022: negociação do ACT e defesa da Petrobrás"

Nesta quarta (15), às 19h

A  AEPET-BA realiza nesta quarta-feira (15/06), às 19h,  live para falar sobre a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2022. O debate contará com as presenças do presidente da AEPET-BA, Marcos André; da diretora de comunicação da entidade, Erika Grisi; e do coordenador geral da FNP, Adaedson Costa. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da entidade.

A primeira rodada de negociação com a Petrobrás iria acontecer na sexta-feira (03/06), mas a gestão bolsonarista, em mais um ataque à organização sindical, cancelou em cima da hora a reunião. A FUP e a FNP repudiaram a tentativa da gestão da Petrobrás de esvaziar o processo de negociação e realizaram um protesto, no EDIHB, unidade administrativa da empresa no Rio de Janeiro, onde ocorreria a reunião.

A pauta de reivindicações foi definida durante o 13º Congresso da FNP, realizado durante o mês de maio. Também foi aprovado que a FNP faça um chamado aos presidenciáveis a assinarem a carta compromisso “Petrobrás para os Brasileiros”, um programa contendo 10 pontos de defesa da estatal para o povo.

A carta propõe eixos como o retorno a uma Petrobrás 100% estatal, fim das privatizações e do desinvestimento, fim do PPI e diminuição geral dos preços dos combustíveis e gás de cozinha, recuperação da capacidade de produção das refinarias, dentre outros.

Dentro das reivindicações na carta, está inclusa a retomada da RLAM, atualmente Refinaria Mataripe, do grupo Mubadala (Acelen).

Defesa da Petrobrás e AMS

Da pauta de reivindicações, o Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, Petros e AMS defende que a categoria deve dar prioridade às seguintes reivindicações:

1) Defesa da Petrobrás

2) O retorno do custeio do plano de saúde AMS para, ao menos, 70% responsabilidade da Petrobrás e 30% dos trabalhadores. Mas também ratifica a proposta da FNP de custeio de 90% X 10%.

3) Fim do reajuste pelo índice de Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH), que tem sacrificado os aposentados.

4) Margem consignável de 13% para desconto em folha de pagamento referente à participação no custo dos atendimentos para a AMS.

5) Reposição da inflação e das perdas salariais dos últimos acordos

6) Garantia no emprego

Participe ao vivo pelo chat, ative as notificações e compartilhe!

Assista a live ao vivo!
Youtube  [👉]  https://youtu.be/TyKBNMEgt8I