Reunião entre FUP e FNP termina sem acordo por mesa única nas negociações de ACT-2022

Separados

Na terceira rodada de negociações entre FNP e FUP, infelizmente, não se chegou a um acordo relativo à mesa única nas negociações de ACT.

Entenda o histórico

A FNP aprovou em seu congresso uma resolução de unidade das federações na luta em defesa da Petrobrás e ACT, em resposta à deliberação pela unidade aprovada na base de Caxias. Depois, o PlenaFUP aprovou resolução no mesmo sentido.

Antes da reunião marcada entre as duas federações, a diretoria da FUP enviou uma proposta de regramento das relações (confira aqui). A FNP concordou com a maior parte dos pontos apresentados, mas destacou preocupação com um formato que poderia gerar imposição de uma federação sobre a outra, uma vez que a proposta de resolução de polêmicas apresentada pela outra federação se baseava na sua dinâmica de funcionamento (que é diferente da nossa).

No espírito do que foi conversado por ambas as federações na reunião, solicitamos que esse regramento tivesse uma alteração nos dois últimos itens, afim de garantir que se não houvesse acordo numa situação de desfecho da campanha a base pudesse definir a questão (confira aqui).

Contudo, na reunião do dia 15/06 os companheiros da FUP reafirmaram sua redação original e apontaram que, nesse momento, seria melhor que estivéssemos em mesas separadas. A FNP ainda apresentou uma proposta de realizarmos essa primeira rodada de reunião com a empresa (que ocorrerá na semana que vem) em mesa única, para depois conversamos novamente, mas isso também foi rejeitado.

A FNP entende que não ter mesa única é um equivoco, já que a negociação unificada poderia alavancar ainda mais nossa luta contra a privatização e fortaleceria a categoria. Estamos ainda de portas abertas para retomar as discussões para viabilizar a mesa única. E seguimos  comprometidos nas melhores relações entre os 18 sindicatos e na manutenção do calendário e mobilizações comuns, o que foi reafirmado pelas 2 federações hoje durante a reunião. Seguem acordados as iniciativas comuns em Brasília e as demais atividades que as federações planejaram em conjunto.

Fonte: FNP