Perícias, incursões em Brasília contra privatizações e outras atividades na semana da diretoria

Semana de 13 a 18 de junho

A semana da diretoria do Sindipetro-LP começou com panfletagem e conversa com os trabalhadores da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e UTE-EZR, em Cubatão. As conversas com os trabalhadores giram em torno do ACT, privatização da Petrobrás e convocação para a assembleia que acontece no próximo dia 21 de junho, às 17h, na sede e subsede, para deliberar sobre o acordo coletivo.

A convocação da categoria para a assembleia no dia 21 levou a diretoria mais uma vez à base, dessa vez, conversando com os trabalhadores do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, e os embarcados, no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os trabalhadores irão deliberar em assembleia pelo “Estado de Greve” e “Assembleia Permanente”.

Nesta semana, o diretor do DAP, Celio Silva, foi o voluntário para estar acompanhando o embarque dos petroleiros das plataformas. Celio ficou de terça à quinta (16), feriado de Corpus Christi, tomando as demandas dos trabalhadores e conversando sobre o ACT.

A agenda no Litoral Norte desta semana contou com perícia no Tebar, acompanhada pelo diretor Marcelo Juvenal e Ederson Nunes, para garantia do quadro mínimo de 16 operadores por turno. A atividade aconteceu até a manhã desta sexta-feira(16).

Defesa da Petrobrás

A diretoria do Sindipetro-LP está representado a categoria em Brasília, juntamente com diretores dos demais sindicatos da FNP, conversando com deputados e senadores, em busca de apoio em defesa da Petrobrás, que segue sendo cotada para privatização pelo governo Bolsonaro.

Os dirigentes do Sindipetro-LP, juntamente com os representantes da FNP e de outras organizações participaram na terça-feira (14) de um ato em frente à Eletronorte, em Brasília. O objetivo foi protestar contra a privatização da Eletrobrás. A empresa é uma das maiores estatais da América Latina e é considerada estratégica para a soberania e o equilíbrio energético do país. A luta dos eletricitários é a mesma luta dos petroleiros e de todos os brasileiros contra o plano de desmonte das estatais orquestrado por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes que tem vendido a soberania do Brasil a preço de banana passada para a iniciativa privada.

Na sequencia, o diretor do Sindipetro-LP e secretário geral da FNP, Adaedson Costa juntamente com outros diretores da federação e da FUP, participou de evento em defesa das Estatais e contra a privatização da Educação, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília. Durante sua participação, Adaedson agradeceu a fala do deputado Glauber Braga em defesa da Petrobrás.

Mais tarde, no mesmo evento, a comitiva de petroleiros do LP gravou um vídeo de apoio à luta da categoria contra a privatização da empresa ao lado dos deputados Glauber Braga (Psol).

Além de Glauber, o deputado federal Carlos Zarattini (PT), abriu as portas para os petroleiros, e declarou apoio na campanha contra as privatizações de estatais e defesa da Petrobrás.

Na terça, a diretoria teve ainda reunião com a FNP e reunião Ordinária da CIPA 2022 do Terminal Alemoa.

A quarta-feira (15), véspera do feriado começou com panfletagem e trabalho de base na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, no Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e UTE-EZR, em Cubatão, e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Em Brasília, o diretor Adaedson Costa participou da live “Campanha Salarial 2022: Negociação do ACT e Defesa da Petrobrás”, transmitido pela AEPET Bahia. Juntamente com Adaedson, a live teve a participação do presidente da AEPET-BA, Marcos André e da diretora de comunicação da entidade, Erika Grisi.

Assista a live no canal do YouTube: https://youtu.be/TyKBNMEgt8I ou pelo Facebook :https://web.facebook.com/357051761008180/posts/5236879523025355

Na quarta (15) a Brigada Petroleira, composta por dirigentes da FNP e FUP, esteve reunida com o deputado federal (PT-SP), Alencar Santana Braga, para buscar apoio em defesa da Petrobrás, sobre a importância da Petrobrás para o povo brasileiro e para o país. As duas federações chegaram à capital do Brasil há três semanas  e desde então, percorrem os gabinetes parlamentares para realizarem as conversas.

Ainda na quarta, a diretoria teve reunião com o Grupo de Trabalho do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista.

Nesta sexta-feira (17) a diretoria participou de reunião com a FNP para tratar do ACT da categoria e a tarde se reúne com o jurídico da entidade.  Dando continuidade ao estudo em parceria com um grupo de pesquisadores, que faz levantamento dos casos de câncer dos petroleiros das bases do Litoral Paulista, participam nesta sexta  funcionários do Sindicato e no sábado (18) sindicalistas e cipeiros de uma oficina de saúde e segurança sobre casos de câncer na categoria. O intuito da oficina é aplicar metodologia para identificar melhorias e implementar protocolos orientando como o sindicato pode coletar dados e registrar os casos de câncer relacionados a atividade profissional dos petroleiros. O dia se encerra com reunião de organização do ato contra o crime envolvendo Dom Phillips e Bruno Pereira na Amazônia.

Estamos mobilizados!