Sindipetro-LP ajuda e mantém convênio com o Centro de Apoio de Recuperação de Dependentes de Álcool e Drogas

Serviço

Há muitos anos o Sindipetro-LP mantém convênio  com o Centro de Apoio de Recuperação de Dependentes de Álcool e Drogas, Cactos. O grupo, que tem entre seus voluntários alguns petroleiros, ajuda a recuperar, por meio de atividades, reclusão e seguindo os 12 passos dos Narcóticos Anônimos (NA), a reabilitar dependentes de drogas e de álcool.

Com capacidade para abrigar 30 pessoas, o atendimento é exclusivo para homens, a fazenda tem hoje 16 acolhidos. Alguns residentes não pagam nada para ficar na instituição, já outros contribuem mensalmente com valores que variam entre R$ 100 e R$ 200.

Para o ingresso e inicio do tratamento devem ser respeitadas algumas etapas como entrevista sócio econômica, avaliação psicológica e exames exigidos pela ANVISA.

Os dependentes que aceitam o tratamento são levados até a fazenda Monsenhor Ciro Fanha, localizada no bairro Samaritá, na Área Continental de São Vicente (rodovia Manoel da Nóbrega Km 278,5).

Os residentes do projeto Cactos não são obrigados a ficar no local. Só fica no tratamento quem quer. Para os que não se adaptam e pedem para deixar o tratamento, após conversas com os profissionais e voluntários e com o conhecimento da família podem deixar a fazenda.

Nos nove meses de tratamento na fazenda Cactos, os residentes cumprem tarefas programadas, como manutenção da sede, cuidados com a horta e animais, limpeza coletiva, preparação de refeições, reuniões, conversas espirituais etc. Chamada de laborterapia, a participação das atividades na fazenda é parte importante do tratamento dos dependentes.

Das centenas de pessoas que passaram pelo projeto desde a fundação em 1989,  muitos não mantém mais contato com a instituição, por isso é difícil quantificar quantos se recuperaram e controlam hoje a dependência.

Ressocialização
Durante o tratamento, o residente passa por períodos de uma semana com a família, sem acompanhamento dos supervisores. Após essa semana, retornam para a fazenda, para retomar o tratamento. Os residentes passam ainda por sessões com psicólogo, psiquiatra e recebem visitas semanais de grupos para conversas sobre questões espirituais, estudar a bíblia e debater sobre os problemas enfrentados. Mesmo quem não tem religião precisa participar das reuniões. O trabalho de prevenção de recaída é feito com técnicas cognitivas-comportamentais e treinamento de habilidades sociais.

Doações e ajuda
O Cactos precisa de doações para manter suas atividades. Com sede e fazenda cedidas por doadores, todas as despesas decorrentes do projeto são custeadas pela própria instituição, por meio de doações e realização de eventos beneficentes que arrecadam dinheiro e mantimentos para manter o projeto. O Cactos é financiado também por doações de voluntários e parcerias com outras entidades, como o Sindipetro-LP, que além da doação mensal já cedeu espaço na sede do Sindicato para realização de eventos beneficentes.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto e o programa dos 12 passos, quiser colaborar doando valores regulares por mês, ou quando for possível, pode ligar para o número (13) 3234-8548. A instituição recebe e retira também doações de móveis e roupas, que serão colocados à venda no bazar próprio para reverter em melhorias para os acolhidos. O bazar beneficente funciona segunda, quarta e sexta-feira das 9h às 15h e está localizado à Rua República Portuguesa, 25, Vila Nova. Para agendar a retirada das doações basta ligar para a secretaria (13) 3234-8548 que funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Internação
Os associados que necessitarem do serviço de internação devem procurar a assistente social do Sindicato, Pâmela Passos, que dará orientações necessárias à família e fará o encaminhado para a instituição. O serviço social funciona de segunda à quinta das 9h às 12h e das 14h às 17h e às sextas das 9h às 12h e das 13 às 16h. O contato pode ser feito por telefone na sede é (13) 3202 1100, celular/whatsapp (13)99141-0578 ou pelo e-mail servicosocial@sindipetrosantos.com.br.