Diretores do Sindipetro-LP se reúnem com equipe de campanha de Lula para discutir propostas de governo

Setor de óleo e gás

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, representada por Marcelo Juvenal Vasco, Marcelo Lima e Adaedson Costa, e representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) participaram nesta quinta-feira (30) de uma reunião com a comissão responsável pelo programa da campanha de Lula, candidato à vaga na Presidência da República. O objetivo do encontro, que aconteceu na sede da FUP, no Rio de Janeiro, foi discutir a situação da Petrobrás, o Preço de Paridade de Importação (PPI) e receber propostas do setor de óleo e gás para o programa.

O PPI, implantado por Michel Temer, foi o foco do debate em função dos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis e gás de cozinha que tem alavancado a inflação e consumido boa parte da renda dos brasileiros. Na oportunidade, os dirigentes falaram sobre o petróleo e a Petrobrás que são questões chave na luta pela soberania nacional e dos novos teasers de venda da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, e Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul. Os petroleiros também falaram sobre a venda da Refinaria de Mataripe, antiga Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde, na Bahia, que hoje vende a gasolina 27,5% mais cara do que a Petrobrás segundo dados do OSP.

Um dos pontos principais do debate e que foi consenso entre todos é a necessidade de fazer a Petrobrás voltar a ser uma empresa integrada do poço ao posto. Desde que a Petrobrás foi criada esta foi a concepção. Atuando nas áreas de exploração e produção, transporte, refino, distribuição e revenda, mas que ao longo dos anos sofreu um esquartejamento sob a falácia da diminuição da dívida da empresa.

O programa de governo está sendo construído com participação popular e por isso, os petroleiros foram convocados para expor as necessidades do setor.

O coordenador do Programa de governo do movimento Vamos Juntos pelo Brasil, da chapa Lula-Alckmin, Aloízio Mercadante, e representantes dos partidos da coalizão PT, PSB, PSOL, Rede, PCdoB, PV e Solidariedade também participaram da reunião. Os petroleiros, que são pré-candidatos a deputado federal dos petroleiros pelo Estado de São Paulo, Fábio Mello, e, Natália Russo, que faz parte do Coletivo Feminista para deputada estadual, pelo Rio de Janeiro, ambos pelo PSOL, também estiveram presentes.