Atos, reuniões, e articulação em Brasília e RJ em defesa da Petrobrás, ocuparam a agenda da diretoria

Semana da diretoria de 27 de junho a 1 de julho

Na segunda-feira (27), a diretoria do Sindipetro-LP esteve participando de reunião inicial para pesquisa sobre Saúde mental e trabalho dos petroleiros.

Na terça-feira (28), os dirigentes do Sindipetro-LP foram acompanhar o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas de Merluza, Mexilhão e P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70, no aeroporto de Jacarepaguá. A presença do sindicato no aeroporto tem o intuito de anotar as demandas dos embarcados e debater sobre assuntos importantes para a categoria. As plataformas voltaram a registrar grande número de infectados pela covid-19 e é preciso estar atento e agir rápido para impedir que a UN-BS faça vistas grossas sobre os casos e mantenham embarcados os infectados. Nesta semana, como não poderia ser diferente, as conversas foram sobre o ACT e os sucessivos ataques orquestrados pela atual gestão da Petrobrás que segue atrelada ao atual governo e busca a privatização da empresa. As atividades em Jacarepaguá acontecem de terça à quinta.

Diante da iminência de tentativa de privatização da Petrobrás, a diretoria do Sindipetro-LP, que faz parte da Brigada Petroleira, composta por representantes da FUP e da FNP, desembarcaram em Brasília, para participar de reuniões com parlamentares e entidades de classe, buscando apoio para formar uma frente ampla em defesa da empresa.

Os diretores Marcelo Juvenal, Marcelo Lima e Adaedson participaram também de reunião da FNP.

Os aposentados e pensionistas participaram na quarta-feira (29), na subsede em São Sebastião, de mais uma reunião mensal com a diretoria do Sindipetro-LP e jurídico do sindicato, representado pelo advogado Marcus Coelho. Em pauta o acordo coletivo, ações do jurídico a caravana para Brasília, contra a privatização da Petrobrás, marcada par ao dia 12 de julho. Para saber mais acesse o link: https://tinyurl.com/2p8ywf2m

Em Cubatão a diretoria esteve na RPBC, em conversas nas unidades operacionais, entregando boletim e falando sobre os desafios em defesa da Petrobrás e de um ACT digno para a categoria.

À noite, foi realizado na sede, em Santos, mais uma reunião do Revoga Já, ação que acontece em todo o Brasil, em que se debate a revogação da reforma trabalhista. Saiba mais sobre o revoga Já no link: http://tinyurl.com/2zatn3xv

Na quinta-feira (30)a diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, FNP e FUP participaram de uma audiência com a equipe responsável pelo programa de governo da chapa Lula e Alckmin, candidatos à vaga na Presidência da República. O objetivo do encontro, que aconteceu na sede da FUP, no Rio de Janeiro, é discutir a situação da Petrobrás, preço dos combustíveis e receber propostas do setor de óleo e gás para o documento.

A Diretoria esteve também, no período da manhã, no ato que aconteceu na Praça Mauá, em Santos, em defesa da Ocupação Anchieta. A ocupação, que existe há 22 anos e atualmente abriga 70 famílias, está em processo de despejo, mas graças a mobilização dos moradores, movimentos sociais, políticos e de advogados populares o prazo para a desapropriação que seria nesta sexta-feira (1º) foi adiado.

O diretor Thiago Nicolini participou na quinta da reunião do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS.

Seguindo os compromissos mensais, os aposentados e pensionistas se reuniram na sede em Santos e por videoconferência, para falar sobre assunto gerais acerca da AMS, Petros, acordo coletivo e outros temas que envolvem a categoria. A proposta feita pela empresa nega qualquer reajuste real e prevê ainda retirada da AMS do acordo coletivo e paridade na contribuição do benefício, atacando diretamente os aposentados e pensionistas.

A diretoria esteve também na RPBC e Alemoa, entregando boletim e conversando com a categoria sobre o ACT e participou de Reunião da CIPA na UTE Euzébio Rocha, em Cubatão.

O diretor Marcelo Juvenal participou nesta sexta de audiência sobre aposentadoria especial para os petroleiros da plataforma P-67.

A diretoria participou ainda de reunião com o jurídico do sindicato e também de reunião de organização da diretoria para suas atividades.

Nesta sexta, a diretoria estará participando da confraternização no Clube 2004 com os petroleiros que aposentaram, ocasião em os diretores homenagearão os companheiros aposentados.

Seguimos na luta!