Lives, perícias, incursões em defesa da Petrobrás, reuniões e trabalho de base ocuparam a agenda da diretoria

Semana da diretoria de 4 a 8 de julho

Os diretores do Sindipetro-LP começaram organizando as demandas da semana, entre reuniões, perícias, atos e conversas com a base na Reunião de Diretoria, na segunda-feira (4). Pela manhã, os diretores Marcelo Lima e Adaedson Costa participaram de reunião de comunicação com o os jornalistas do Observatório Social do Petróleo.

Dentre outras atividades, tivemos o debate "Do que adoece e morre a Classe Trabalhadora", no programa Segunda Opinião. O coordenador geral do sindicato, Marcelo Juvenal Vasco, participou do debate com o professor, formador e militante da Saúde do Trabalhador José Adelino Alves e Eduardo Stotz, do Centro de Estudos Victor Meyer. Para quem perdeu o debate ou gostaria de rever, acesse o link do Youtube.

Na terça-feira (05), a Brigada Petroleira, representada por petroleiros da FNP e da FUP, desembarcaram em Brasília, para mais uma semana de conversas e reuniões com parlamentares de diversos partidos, inclusive da base do governo Bolsonaro, buscando apoio em defesa da Petrobrás e das estatais.

Pela manhã, os diretores Gilberto Conceição e Adaedson Costa acompanharam a Audiência de Precificação do Querosene para aviação no Brasil e a tramitação da PEC 015/22, que cria um auxílio financeiro para caminhoneiros e taxistas e reajusta os valores do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. Saiba mais acessando aqui.

Com o compromisso de atender os petroleiros das plataformas, que embarcam e desembarcam no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o diretor Marcelo Lima estava a postos, conversando com a categoria sobre acordo coletivo, problemas de novos casos de covid-19 nas embarcações e outros assuntos específicos do cotidiano desses trabalhadores. A atividade em Jacarepaguá acontece de terça à quinta.

A diretoria ainda se reuniu na terça-feira para reunião da FNP, onde trataram sobre acordo coletivo, ações da Brigada Petroleira e do grande ato que acontecerá em Brasília na próxima terça (12). Outro assunto tratado na reunião foi referente ao reembolso do superávit da AMS 2021. Em breve taremos mais notícias sobre esse assunto.

A convite da doutora Maria Maeno, o coordenador do Sindipetro-LP, Marcelo Juvenal Vasco e o diretor Jefferson Marcelo Bento, participaram da Live sobre Manifesto da Saúde. O manifesto tem o objetivo central de promover o debate sobre como construir uma política efetiva que proteja a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. O manifesto apresenta 18 propostas de políticas de Saúde dos Trabalhadores para o próximo governo federal. Juvenal foi consultado para elaboração do manifesto, tendo inclusive proposto alguns itens para o documento.

A quarta-feira (06) começou com panfletagem e trabalho de base na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), UTE-EZR, em Cubatão, e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

À tarde, os diretores participaram da reunião da FNP e Transpetro para falar sobre o Adicional de Gasodutos.

O diretor do Sindipetro-LP, Marcelo Lima e representantes da FNP e FUP prestaram apoio na quinta-feira (07) na assembleia que aconteceu na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Em pauta, a proposta de ACT da Petrobrás. Seguindo o resultado da assembelia realizada no LP, os trabalhadores rejeitaram a “oferta” vergonhosa feita pela gestão da empresa, aprovaram assembleia permanente e estado de greve. As bases petroleiras de todo o país seguem rejeitando os ataques propostos pelo alto escalão e defendendo a pauta dos trabalhadores. Em seguida, a diretoria participou da reunião da Comissão Permanente do ACT, para tratar de assuntos relacionados ao SMS. Na sequencia teve reunião de Comunicação da FNP, em que participaram os diretores Marcelo Lima e Adaedson Costa e do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros/AMS.

A diretoria também panfletou e conversou com trabalhadores do Edifício Administrativo da Petrobrás (Edisa), no Valongo sobre o ACT. À noite, o SIndipetro-LP promoveu mais uma reunião do Revoga Já!, ação que visa promover o debate para a revogação da reforma trabalhista.

Nesta sexta-feira, a diretoria esteve realizando trabalho de base na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA). Os dirigentes conversaram com os trabalhadores sobre o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria e também sobre a caravana para o ato em defesa da Petrobrás que acontece na próxima terça-feira (12).

Nesta sexta, acontece ainda votação da eleição CIPA do Tebar - Gestão 2022/2023, a 14ª Reunião Ordinária da CIPLAT  da P-66 e perícia na RPBC, referente a pedidos de Aposentadoria Especial.

A diretoria terá ainda nesta sexta reunião com o Jurídico FNP, para atualização das ações em andamento.

Lembrando que na próxima segunda-feira (11), todos os inscritos para a caravana que vai para o ato em Brasília devem estar na sede ou subsede do Sindipetro-LP, a partir das 13h.

Estamos mobilizados!