Dividendos bilionários da Petrobrás são “indefensáveis”, diz representante dos funcionários da Petrobrás

Cifra

Rosangela Buzanelli, representante dos funcionários da Petrobrás no conselho de administração, chamou de “indefensável” o valor aprovado como dividendos da Petrobrás. A estatal anunciou que distribuirá R$ 87,8 bilhões aos acionistas, referentes aos resultados financeiros do segundo trimestre. Deste montante, R$ 32,1 bilhões ficarão com a União.

A conselheira, que votou contra o dividendo recorde da Petrobrás, explicou em sua página na internet que não é contra o pagamento dos proventos, mas não está de acordo com o valor, segundo reportagem o jornal O Globo.

“Não sou contra o pagamento de dividendos. uma empresa de economia mista, mesmo que estatal, deve pagá-los a seus investidores”, disse. “O que considero indefensável é volume pago.”

Ela destacou que a quantia ultrapassa o luco líquido da companhia – que somou R$ 54,3 bilhões no segundo trimestre de 2022 – e que os níveis de investimento previstos nos planos quinquenais da Petrobras estão nos menores patamares desde 2007.

Para Rosangela Buzanelli, seria mais “justo e sensato” a Petrobrás fazer o pagamento regular mínimo de dividendos, aumentando a reserva de lucros para ampliar os investimentos e recomprar ações da empresa.

Analistas destacam “números impressionantes” da Petrobrás
Na noite de quinta-feira (28), a Petrobrás divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2022 (2T22), com lucro líquido alcançando a cifra de R$ 54,3 bilhões, muito acima da expectativa do consenso do mercado – mas não foi só isso que impressionou os analistas.

Os dividendos históricos de R$ 87,8 bilhões foram considerados muito fortes pela XP Investimentos, Itaú BBA e Ativa Investimentos.

“Os dividendos têm proporcionado um bom retorno total sobre as ações aos investidores, apesar do ruído político, que mantém os preços das ações (e múltiplos) deprimidos”, aponta o relatório da XP.

Já para o Itaú BBA, já era esperado um valor excepcional em dividendos da Petrobrás (com a estimativa de R$ 4,4 por ação), mas o que número anunciado foi surpresa, apesar da estimativa otimista. O banco de investimentos esperava um rendimento de 15% para o trimestre.

Fonte: Suno