Petroleiro terceirizado morre após inalar gás carbônico em plataforma, no Campo de Marlim, no Rio de Janeiro

Luto

O petroleiro terceirizado, Patric Carlos, de 37 anos, morreu nesta terça-feira (02), em plataforma da Petrobrás. Esse foi o terceiro petroleiro morto por acidente de trabalho em 2022.

Patrick Carlos era capixaba, natural de São Mateus, e empregado da empresa GranIHC Services S.A. e prestava serviço à Petrobrás na plataforma P-19, no Campo de Marlim, na bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. Ele morreu por intoxicação por gás carbônico (CO2), que vazou em ambiente fechado. Ele deixa esposa e dois filhos.

"Por volta das 9h30 desta terça-feira (2), houve um disparo de CO2 no motogerador, um local fechado, quando dois trabalhadores estavam presentes. Um deles era Patric, que não conseguiu sair da sala com gás inerte e faleceu no local", informou em nota a FUP.

Neste ano já ocorreram duas outras mortes de petroleiros por acidentes em instalações da Petrobras. Em fevereiro, um trabalhador faleceu durante serviço em espaço confinado na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), no Rio. Em março, houve um acidente com morte em helicóptero contratado pela Petrobrás, na Baía de Camamu, no sul da Bahia.

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) publicou nota dizendo que o caldeireiro  trabalhava há dois meses e oito dias para a empresa.

O Sindipetro-NF lamenta imensamente a morte de mais um trabalhador no momento de seu trabalho e se solidariza com seus familiares e amigos nesse momento de dor. "Para o NF nenhum trabalhador pode sair de casa para trabalhar e não voltar" – afirma o diretor do Departamento de Saúde Alexandre Vieira.

Por meio de nota, a Petrobrás lamentou pelo falecimento de Patric Carlos, após vazamento de CO2, ocorrido na sala de moto geradores, na manhã desta terça-feira (02).

O petroleiro foi atendido imediatamente pela equipe médica a bordo, mas infelizmente não resistiu. Outro colaborador que também estava no local recebeu atendimento médico e passa bem. A Petrobrás está prestando apoio aos familiares. A Petrobrás instaurou uma comissão para apurar as causas do acidente e comunicou as autoridades, completou a empresa.

Patric Carlos, presente!

Fonte: Folha Vitória