Petrobrás começa a anunciar venda 40% da sua fatia de ativos na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte

Mais venda

A Petrobrás anunciou nesta terça-feira (16) que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser) da venda de 40% da sua fatia nas concessões exploratórias BM-POT-17, em que se desenvolve o Plano de Avaliação de Descoberta do poço Pitu (Blocos POT-M-853 e POT-M-855) e a concessão POT-M-762_R15 (Bloco POT-M-762).

Todas estão localizadas em águas profundas na Bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte. De acordo com a Petrobrás, a estatal detém atualmente 100% de participação nas concessões e continuará como operadora da parceria após a venda.

As etapas subsequentes do projeto serão informadas ao mercado. Em comunicado, a Petrobras destaca que a busca de parceria nesses ativos está alinhada à estratégia de gestão de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia.

Petrobrás construirá uma das maiores plataformas de petróleo do mundo

A Petrobrás anunciou nesta terça-feira (16) que fará uma das maiores plataformas da indústria de petróleo e gás mundial. 

A estatal comunicou que, em parceria com Keppel Shipyard, fará uma plataforma no Campo de Búzios, no Rio de Janeiro. A plataforma da Petrobras irá produzir cerca de 225 mil barris de petróleo por dia.

“Essa plataforma será uma das maiores a operar no Brasil e uma das maiores da indústria de petróleo e gás mundial, com capacidade para produzir até 225 mil barris de petróleo por dia, processar até 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente e estocar mais de 1,6 milhão de barris”, diz o comunicado da companhia, arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Essa plataforma, a P-80, será a nona unidade a ser instalada no Campo de Búzios. A expectativa é de que a plataforma interligue 14 poços de petróleo, sendo sete produtores de óleo e sete injetores.

A estimativa, diz a Petrobras, é que a plataforma inicie a sua produção no ano de 2026.

A CNOOC e a CNODC terão uma participação no campo, com 3,7% do campo cada, ante 92,6% de participação da Petrobras.

A unidade de produção terá índice de conteúdo local mínimo de 25% e contará com tecnologia de Captura, Uso e Armazenamento geológico de CO2 (CCUS).

Atualmente o campo de Búzios é o segundo maior produtor de petróleo e gás com 611 mil barris por dia e 33 milhões de m³/dia de gás natural, conforme dados de julho da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Petrobras já opera quatro plataformas no local (P-74, P-75, P-76 e P-77). Contudo, outras quatro unidades estão em processo de construção (FPSO Almirante Barroso; FPSO Almirante Tamandaré; P-78 e P-79).

Fonte: Suno Notícias