Sindipetro-LP convoca trabalhadores de turno do Tebar para deliberar em assembleia sobre jornada de turno

8h ou 12h

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista realiza no período de 29/11 a 22/12  assembleia para deliberar sobre a tabela de turno que será implementada no Terminal Almirante Barroso (Tebar). O pleito acontece na porta da unidade e irá abranger todos os grupos de turno.

As assembleias ocorrerão em duas etapas, na primeira será selecionada uma tabela de 12h e uma de 8h, e na segunda etapa será escolhida uma tabela dentre as duas anteriormente selecionadas o que definirá o regime de turno.

Vale destacar que diferente da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, o acordo de tabela de turno da Transpetro não prevê a renúncia do passivo trabalhista.  O Sindipetro entende que essa opção traz segurança jurídica para os trabalhadores,  diferente do que vem ocorrendo na Holding.

Indicativo
Em todas as unidades que houve a discussão das jornadas de turno, a Diretoria do Sindipetro-LP posicionou a favor da manutenção da jornada de 8h. No Tebar o posicionamento é igual mesmo sabendo que quem decide sempre é a categoria.

O Sindipetro entende que a jornada de 8h preserva a vida e a saúde dos trabalhadores já que não os expõe a longos períodos de trabalho e ao que isso acarreta como, por exemplo, maior exposição a agentes químicos causadores de câncer,  ocorrência de acidentes de grandes proporções ou perda auditiva significativa.
A extensão da jornada de 8 para 12 horas diminui o número de trocas de turno, mas aumenta a exposição dos trabalhadores em média 4 horas por dia trabalhado, e estudos mostram que essa extensão na exposição traz consigo mais cansaço, dificulta a concentração, queda da resistência imunológica e consequentemente mais acidentes do trabalho e mais doenças relacionadas ao trabalho.

Além disso, no turno de 8h a chance de trabalhar nos dias de folga são menores diferentes da jornada de 12h. O argumento de que na tabela de 12h existem mais folgas perde quando a equipe fica reduzida por conta de falta. No turno de 8h em um mesmo posto de trabalho existem três trabalhadores envolvidos em um dia. Isso garante a ocorrência de absenteísmo de 33%. Na prática, isso significa que se um petroleiro faltar, o posto de trabalho pode ser guarnecido pelos trabalhadores que tem escala no mesmo dia, não necessitando convocar alguém que esteja de folga.

Essa realidade não corre na escala ade 12h já que operam apenas dois trabalhadores e se um faltar o que ficar não vai conseguir cobrir o posto de trabalho porque não irá exercer suas atividades durante 24 horas. A gestão da empresa não fez nenhuma medida mitigatória proposta pelo Sindicato como, por exemplo, o pagamento de sobreaviso para tentar sanar o problema. Os gestores têm resolvido situações desse tipo convocando quem está em casa de folga. Isso acaba de vez com a única vantagem da tabela de 12 horas que são as folgas grandes e  comprova não haver nenhum sentido ter uma jornada dessas sem um quadro de referência que é um quadro superior de 40 a 50% de trabalhadores que irá cobrir qualquer falta de mão de obra.

A realidade que as unidades tanto da Petrobrás quanto da Transpetro não têm efetivo sobressalente para garantir o quadro de trabalhadores. Essa realidade já se instalou na RPBC onde muitos trabalhadores estão trabalhando nos dias de folga e a Diretoria do Sindicato é totalmente contra essa conduta.

Votação
Todas as tabelas listadas poderão ser votadas. No caso da gestão da empresa se opor a qualquer tabela vencedora, o Sindicato promoverá negociação político/jurídica com a nova gestão da companhia em 2023 para sua implementação.

Em caso de empate entre as tabelas mais votadas de mesmo regime, elas vão para a assembleia final. Na assembleia final, ocorrendo empate entre tabelas de regime diferente, mantém o regime atual.

Em caso de suspensão de qualquer assembleia por motivo de caso fortuito ou de força maior, o pleito poderá ser realizado dentro do intervalo das datas estipuladas no edital publicado pelo Sindipetro-LP.

SEMIFINAL - VOTAÇÃO PARA SELECIONAR TABELA DE 8h E VOTAÇÃO PARA SELECIONAR TABELA DE 12h:
30/11 (quarta) - 15h - G4
03/12 (sábado) - 15h - G2
6/12 (terça) (BR1º) ou 5/12 (segunda) BR2º) - 15h - G5
07/12 (quarta) - 15h - G1

FINAL - VOTAÇÃO PARA SELECIONAR TABELA DE 12h OU TABELA DE 8h:
10/12 (sábado) (BR1º) ou  9/12 (sexta)  (BR2º) - 15h - G3
12/12 (segunda) - 15h - G4
14/12 (quarta) - 15h - G2
16/12 (sexta) - 15h - G5
19/12 (segunda) - 15h - G1

Para isso, a Diretoria do Sindipetro-LP produziu dois materiais (clique aqui e aqui) para fundamentar as discussões. Participe!