Com a presença dos presidentes das instituições, sede do Sindipetro-LP é palco de palestras sobre Petros e AMS

Saúde e aposentadoria

A sede do Sindipetro-LP foi o palco de duas importantes palestras nesta terça-feira, 24, cujos temas têm causado polêmicas significativas, visto que impactam diretamente os beneficiários da Petros e AMS. A manhã teve início com a palestra "Panorama Saúde Petrobrás," que contou com a presença do presidente da AMS, Paulo José Alves, do diretor de rede e atendimento, João Bosco, e de outros membros.

A palestra começou com uma excelente notícia para a categoria. Alves afirmou de forma categórica que em breve teremos um posto avançado de atendimento na região para os beneficiários. Isso atende a uma demanda antiga que surgiu após o fechamento da unidade que existia em Santos.

Na ocasião, foram apresentados todos os serviços disponíveis e as modalidades do plano. Além disso, foi explicado o passo a passo para solicitar reembolsos, a garantia de atendimento, programas auxiliares, entre outros serviços.

Os palestrantes abordaram diversos assuntos, tais como as mudanças no Saúde Petrobras, o Benefício Farmácia, as coberturas médicas e hospitalares, a política de reembolsos, as tabelas, o atendimento domiciliar e o auxílio cuidador. Os presentes puderam esclarecer dúvidas, como o descredenciamento de profissionais de saúde e unidades médicas, a falta de atualização na lista de especialistas e o reajuste das tabelas, a demora na aprovação dos procedimentos e problemas na autorização de exames.

Um ponto que merece destaque é a necessidade do recadastramento dos beneficiários, uma vez que este não é realizado desde 2007, e os dados estão desatualizados, o que pode prejudicar o atendimento aos usuários.

Petros
No período da tarde foi a vez do Presidente e Diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia interino da Petros, Henrique Jäger, falar sobre o plano de previdência e sanar dúvidas dos presentes. 

O mandatário da Petros falou sobre sua atuação junto ao plano de previdência do qual é presidente desde o mês de julho. Na oportunidade falou também sobre o déficit que vem acabando com o orçamento categoria, mas, penalizando principalmente aposentados e pensionistas. 

Dentre as ações que Henrique disse que tem tomado estão as conversas para negociações da dívida da Petrobrás com a Petros e judicialização, mas que essa última não é o caminho mais rápido: “Tem muito dinheiro lá atrás que precisa ser buscado. Em 1991 a Petrobrás estimulou muita gente a se aposentar e nunca ressarciu a Petros por essas saídas. No ano 2000 os sindicatos entraram com ação cobrando essa dívida, que o Ministério Público avaliou em 16 bilhões. Essa ação nunca saiu da primeira instância, uma juíza sentou sobre o caso e nunca mais saiu. Do que adianta uma ação que vai durar 30 anos, tempo esse que muitos dos assistidos da Petros não tem mais a perder. Então, ao meu ver, o caminho é para negociação, mas não se iludam. Negociação com mobilização, pressão da categoria junto à Petrobrás, junto a Petros”, pontuou.

Jager afirmou ainda que sem o aporte da Petrobrás não a como sanar o problema do equacionamento. Além disso, ele afirmou que estão trabalhando para tentar achar uma solução para o problema dos Peds, e concluiu: “O que eu posso afirmar aqui é que eu tenho compromisso com os assistidos e os participantes por conta da minha trajetória e da minha história. Eu tenho compromisso de cuidar com muito carinho do patrimônio de vocês. Agora, não tenham dúvida, sem mobilização, sem organização, os PEDs vão continuar. Não tem milagre”, finalizou.

Posto avançado de atendimento
Nesta quarta e quinta-feira na sede do Sindipetro, em Santos haverá plantão de atendimento do Posto Avançado itinerante da AMS. Os beneficiários que tiverem dúvidas, problemas com o convênio ou que quiserem fazer atualização cadastral devem aproveitar a oportunidade para colocar as pendências em dia. É importante a ampla participação de todos para ratificar o pleito da categoria  sobre a necessidade da implantação de um Posto Avançado de Atendimento na região.

Para ter acesso ao atendimento basta comparecer à nossa sede localizada à Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias ou agendar atendimento pelo link (clique aqui).