Avaliação médica anual atende milhares de petroleiros e petroleiras: vamos usar o PASA para fortalecê-lo

PASA no ACT

Everardo Braga, diretor de Rede e Atendimento da Associação Petrobras Saúde (APS), participou do podcast "Papo Aberto", apresentado por Adaedson Costa, diretor do Sindipetro-LP, para discutir o Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado (PASA). O PASA consiste em uma avaliação médica anual, semelhante ao exame periódico dos empregados ativos, adaptada às novas necessidades dos titulares aposentados independente da idade, e também pensionistas acima de 60 anos. O programa foi uma conquista prevista no Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025, que passa a incluir estratégias de atenção primária à saúde, em alinhamento às recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Consultas médicas regulares desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças graves, identificando potenciais problemas de saúde antes que se desenvolvam e se tornem mais complicados. Por isso, passar por consultas periódicas é essencial para manter a qualidade de vida e a saúde.

Segundo dados da Petros, a expectativa de vida dos petroleiros é de 82 anos, superior à média nacional brasileira, que é de 77 anos. Este dado ressalta o impacto positivo de um acompanhamento médico contínuo e de programas de saúde dedicados, como o PASA. Outra informação importante, que nos deixa muito feliz é que dentre os atendidos pela Saúde Petrobrás, 200 pessoas têm mais de 100 anos, um indicativo claro do cuidado especial e da importância da saúde preventiva ao longo da vida.

O programa utiliza a mesma grade de exames estabelecida na Norma Técnica PETROBRAS N-2691 para empregados da ativa, incluindo exames de sangue, urina, mamografia, eletrocardiograma e consultas com especialistas. A partir da consulta inicial, o médico pode direcionar o beneficiário para exames adicionais, se necessário, através da APS.

Iniciado como um projeto piloto na Bahia, desde abril de 2024, o PASA vem convocando aposentados e pensionistas de todo o Brasil para realizarem seus check-ups anuais, começando pelos aniversariantes de cada mês. Até julho, 37.000 aposentados e pensionistas foram convocados, com 90% deles sendo contatados por telefone e 98% recebendo mensagens eletrônicas.

O PASA é feito em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que oferece atendimento tanto em clínicas físicas em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, quanto de forma remota, pelo celular, permitindo que beneficiários em regiões mais afastadas possam acessar consultas e exames. O PASA também inclui um pronto atendimento 24 horas e um cuidado especial para idosos, incluindo um programa de saúde mental, assegurando que todos os beneficiários tenham acesso a cuidados abrangentes e preventivos, visando garantir uma melhor qualidade de vida.

Além disso, o PASA conta com um aplicativo (APP) chamado Paciente Sírio-Libanês, disponível para celulares com sistema Android ou IOS, que pode ser baixado no Google Paly Store e Apple Store. O Aplicativo serve para facilitar o agendamento e o acompanhamento das consultas e exames.

Para ajudar no uso do aplicativo, a APS produziu vídeos tutoriais para orientar os usuários sobre como baixar e utilizar o aplicativo, são eles:

Como baixar e se cadastrar no app Paciente Sírio-Libanês

Como entrar em consulta digital no app Paciente Sírio-Libanês

Como agendar a consulta PASA no app Paciente Sírio-Libanês

Como acessar o plano de cuidado no app Paciente Sírio-Libanês

Assista a entrevista com Everardo Braga no Papo Aberto