Saúde do Sindipetro-LP cria Serviço de Saúde Coletiva do Trabalhador "Valdemar Barbosa Amaral"

Homenagem merecida

O Sindipetro-LP lançou nesta sexta-feira (21) o Serviço de Saúde Coletiva do Trabalhador e da Trabalhadora "Valdemar Barbosa Amaral", uma iniciativa voltada para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais por meio de uma abordagem coletiva e interdisciplinar. O evento reuniu lideranças sindicais, membros de CIPAs, estudantes e os pesquisadores Mara Alice Batista Conti Takahashi (Universidade Estadual Paulista - UNESP), José Marçal Jackson Filho (Fundacentro) e Angela Paula Simonelli (Universidade Federal do Paraná - UFPR), que, junto com o Sindipetro-LP, organizaram o seminário de apresentação do Serviço de Saúde.

Desde 2021, o projeto vem sendo desenvolvido para integrar trabalhadores ativos, aposentados, pensionistas e contratados, oferecendo atendimento especializado. A equipe é composta por Sandra Lorena Beltrán Hurtado, fisioterapeuta especializada em saúde do trabalhador), Pamela Passos (assistente social), Marcella Moretti (psicóloga) e Thatiana de Oliveira Val Ozores (dentista). Essas profissionais, em conjunto com os diversos setores do Sindicato, trabalharão de forma integrada para garantir um atendimento abrangente e preventivo.

Durante o seminário, foram apresentados casos concretos que demonstram a importância do acolhimento e da ação sindical na proteção da saúde dos trabalhadores, abordando temas como assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e revisão de benefícios pelo INSS após a abertura de CAT, reconhecendo a doença ocupacional do trabalhador. Essas questões foram aprofundadas com a participação do Ministério Público do Trabalho e de profissionais que trabalham com Saúde e Segurança do trabalhador: Rodolfo Vilela e Andreia Garbin (Faculdade de Saúde Pública da USP), Rose Inamine (Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo), Odair Aguiar (diretor da UNIFESP), Cesar Kluge, (Procurador do Trabalho - MPT de Santos) e Janaína Nascimento (Sevrest Santos).

A iniciativa aposta na intervenção formativa, inteligência coletiva e parcerias institucionais para garantir sua sustentabilidade e ampliar seu impacto.

Como destacou Márcio André, coordenador do Sindipetro-LP: "Este projeto é uma homenagem a Valdemar, mas também um compromisso com a saúde e a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras."

A expectativa é que o serviço se torne uma referência aos trabalhadores, que encontrarão no atendimento no Sindicato acolhimento e encaminhamento para aliviar seus problemas de saúde física e/ou mental, além de intervir nos ambientes de trabalho adoecedores das bases do Sindipetro-LP, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais e fortalecendo a luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

Mais informações serão divulgadas em breve.