Mais que um mês, uma causa: Abril Verde e o cuidado da Saúde Coletiva em Pauta permanente no Sindipetro-LP

Saúde Coletiva em Pauta

Abril é o mês da conscientização pela saúde e segurança no trabalho. A campanha Abril Verde reforça a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, mobilizando trabalhadores, sindicatos e instituições para fortalecer uma cultura de cuidado e proteção à vida no ambiente laboral. O mês foi escolhido por conta do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, lembrado em 28 de abril, em homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

No Brasil, entre 2012 e 2022, mais de 25 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho, segundo dados da Previdência Social. Os dados mais recentes sobre acidentes de trabalho no Sistema Petrobrás apontam que entre os meses de outubro e novembro de 2024, seis trabalhadores morreram em atividades ligadas ao Sistema Petrobrás, de acordo com denúncias feitas por sindicatos e publicadas pela AEPET. 

Além dos riscos físicos, os impactos emocionais e psicológicos também têm ganhado atenção. Com a atualização da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), os transtornos mentais relacionados ao trabalho passaram a ser reconhecidos oficialmente como doenças ocupacionais. Essa mudança representa um avanço importante, ao dar respaldo legal para que condições como depressão, ansiedade e síndrome de burnout sejam tratadas com seriedade, obrigando as empresas a implementarem medidas de prevenção, acolhimento e reabilitação.

É nesse contexto que o Sindipetro-LP reforça sua atuação em defesa da saúde dos petroleiros e petroleiras com a criação do Serviço de Saúde Coletiva do Trabalhador e Trabalhadora “Valdemar Barbosa do Amaral”, lançado em março deste ano. O projeto é uma resposta direta às necessidades históricas da categoria e dialoga com os princípios do Abril Verde, ao propor uma abordagem coletiva para o cuidado com a saúde, prevenção de adoecimentos e combate às condições precárias de trabalho.

Voltado para trabalhadores próprios e contratados, aposentados e pensionistas, o serviço tem como objetivo fortalecer o vínculo com os associados e ampliar o alcance das ações de saúde no sindicato. Coordenado pela fisioterapeuta Sandra Lorena Beltrán Hurtado, especialista em saúde do trabalhador, o programa irá atuar em articulação com CIPAs e CIPLATs, Ministério do Trabalho, Fundacentro, SUS, Cerestes, CAPS, universidades, sindicatos parceiros e até setores da própria Petrobrás, buscando intervir diretamente nos processos de trabalho e promover mudanças estruturais.

Mais que um novo departamento, o Serviço de Saúde Coletiva é um marco político e humano na trajetória do sindicato, e carrega em seu nome a memória de Valdemar Barbosa do Amaral, dirigente da UTGCA e um dos principais idealizadores do projeto, que faleceu antes de vê-lo concretizado. Sua luta agora viverá em cada atendimento, encaminhamento e transformação provocada pelo serviço.

O Sindipetro-LP reafirma seu papel histórico na defesa da vida e se soma ao Abril Verde como espaço de denúncia, acolhimento, escuta e ação. Porque saúde, segurança e dignidade no trabalho não podem ser apenas bandeiras de um mês: precisam ser compromissos de todos os dias.