Plenária
No último dia 27 de maio, durante a plenária mensal do Conselho Municipal de Saúde de Santos, o diretor Jeová Fragoso — representante do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista — reafirmou o compromisso da entidade com iniciativas que beneficiem a população e fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante sua fala, dirigida ao secretário municipal de Saúde, gestores, profissionais e usuários do SUS presentes, Fragoso destacou que o Sindipetro-LP se coloca como parceiro de ações em prol da comunidade, desde que não envolvam interesses político-partidários, fins lucrativos ou qualquer outro objetivo que desvirtue os princípios éticos e as prerrogativas de um sindicato cidadão.
Alinhado a esses valores, o Sindicato autorizou a realização, em suas dependências, de um curso de qualificação voltado a 320 profissionais de saúde da região. A atividade ocorrerá no dia 23 de junho e é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Ministério dos Direitos Humanos.
O curso tem como objetivo capacitar os participantes sobre práticas inclusivas no atendimento a pessoas com deficiência, promovendo reflexões e mudanças de atitude para eliminar qualquer forma de discriminação no cuidado em saúde.
A iniciativa representa um importante passo para fortalecer a inclusão no SUS e reafirma o papel do Sindipetro-LP como agente comprometido com a justiça social e os direitos humanos.
