Nesta quarta (17) às 19h
O Diretório Acadêmico do IFSP Caraguatatuba, convida toda a comunidade para o debate “A Questão Palestina: Ciência, Soberania Nacional e Contexto Geopolítico”, que ocorrerá neste dia 17 de setembro (quarta-feira), às 19h, no auditório do Campus Caraguatatuba. A atividade é organizada pelos estudantes do IFSP, em parceria com partidos políticos e organizações sindicais do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, dentre elas o Sindipetro-LP, que participa da construção do evento.
O debate se mostra especialmente relevante diante da situação humanitária e geopolítica que se intensifica na Palestina. Em Gaza, milhares de civis continuam sendo deslocados enquanto bombardeios e ofensivas militares forçam populações a buscar refúgio. Há denúncias de destruição de infraestrutura essencial — hospitais, escolas, redes de água — agravando o acesso à saúde, alimentação e saneamento. Também se tem registrado um aumento da insegurança alimentar, com parte da população enfrentando fome ou risco iminente.
A proposta do debate é justamente possibilitar uma reflexão cuidadosa sobre como a ciência pode esclarecer e ajudar em contextos de crise, a importância da soberania nacional diante das pressões externas, e os efeitos das dinâmicas geopolíticas na vida das pessoas. As vagas são limitadas a 90 lugares, de acordo com a capacidade do auditório, por isso, para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo site do IFSP: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14277/
Confira a programação:
19h - 19h10: Abertura e Mediação – Ronaldo Fonseca, do Diretório Acadêmico do IFSP.-
19h10 – 19h30 - Primeira Comunicação: “Como podemos contribuir na luta contra o sionismo?”. Professor Ronaldo Rodrigues Chave, licenciado em Matemática pela USP. militante do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). PCBR
19h30 - 19H50: Segunda Comunicação. TITULO DA COMUNICAÇÃO – MINICURRÍCULO Marcelo Pereira de Azevedo Diretor sindical Sindipetro LP Filiado à UP; MLC (movimento luta de classes) Trabalhador do sistema Petrobras Membro do DA IFSP-Caraguatatuba UP.
19h50-20h10: Terceira Comunicação. “O colonialismo sionista: por que o Estado de Israel é ferramenta imperialista essencial no Oriente Médio?” - Professor Fernando Nogueira Oliveira de Moraes, bacharel e licenciado em Geografia pela Unesp de Rio Claro, diretor do SinidiCaraguatatuba, PPRI.
20h10- 20h30: Quarta Comunicação. TÍTULO DA COMUNICAÇÃO. Alice de Paula, Licenciatura em Matemática, DCE IFSP, CA da Matemática IFSP SJC, Movimento Correnteza.
INTERVALO - 20h30-21h10
21h10 - 21h30: Quinta comunicação. “A questão palestina e seu contexto histórico. O papel do Brasil na criação do Estado de Israel”. Prof. Me. Rafael da Silva Lopes. Historiador pela USP, Mestre em Educação pela USP, PPRI.
21h30 - 21h50: Sexta Comunicação. TITULO DA COMUNICAÇÃO. Clarice Lopes, coordenadora do núcleo São Sebastião, Caraguatatuba e Ilha Bela da Unidade Popular pelo Socialismo e responsável pelo MLB Vale do Paraíba e Litoral.
