Transpetro causa vazamento de óleo no litoral norte do RS

Um vazamento de óleo foi detectado na manhã da última quinta-feira (26/01) em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a mancha estava fragmentada a 800 m da areia e tinha cerca de 1 km².

Ainda conforme o órgão ambiental, o vazamento parou, e a Transpetro, empresa responsável pelo transporte de combustíveis, realizava o recolhimento do óleo, situado entre o rio Tramandaí e uma plataforma de pesca. Membros do Ibama realizaram um voo de helicóptero sobre a região e mais técnicos devem chegar à cidade até amanhã para acompanhar os trabalhos. O problema teria começado durante o transbordo de óleo de um navio a uma monoboia em alto mar.

Segundo a Transpetro, monoboia é uma unidade flutuante presa ao fundo do mar que serve para ancorar navios de grande porte que não podem atracar em terminais de pequeno calado junto à costa. Além de ancorar o navio, o equipamento também permite a carga e descarga de petróleo e derivados.

Em nota, a Transpetro afirmou que suas equipes de contingência e o Centro de Defesa Ambiental (CDA) foram acionados para iniciar a contenção e remoção do produto. "Os órgãos ambientais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Capitania dos Portos foram comunicados. As causas do incidente estão sendo investigadas pela Companhia".

Fonte: Terra