Petrobrás marca nova reunião de PLR, mas diz que não apresentará nova proposta

Se para alguns ainda faltava algum ingrediente para iniciarmos as mobilizações por PLR,  a carta enviada pela Petrobrás na tarde desta quarta-feira (04/07), aos sindicatos que formam a FNP e Sindipetro-RJ, pode dar uma pista. No documento, a empresa agenda nova reunião para o próximo dia 9 de julho, uma segunda-feira, mas afirma que "não será apresentada nova proposta e sim aprofundadas informações e esclarecimentos na busca da construção do entendimento sobre a Participação nos Lucros ou Resultados".

Tal comunicado (clique aqui e leia na íntegra) só pode ser lido como uma provocação aos trabalhadores, uma vez que a companhia mais uma vez joga nas costas dos trabalhadores a conta da crise internacional, indicando como principal justificativa (leia-se, pretexto) a suposta redução nos lucros da empresa. Curiosamente, ao mesmo tempo em que propõe o pior valor de PLR dos últimos 12 anos aos seus empregados, a companhia oferece aumento de 2,33% no repasse de dividendos aos acionistas e mantém no mesmo patamar os rendimentos da alta diretoria.

Após a reunião com a companhia, a FNP e seus sindicatos indicarão à categoria propostas de mobilização para forçar a Petrobrás a, de fato, negociar uma proposta justa de PLR.