Gerência da UTGCA volta à velha forma e mente para a categoria

Ao que parece, a gerência da UTGCA deve ter uma pré-disposição genética em jogar os trabalhadores contra o sindicato, com a intenção de manchar a credibilidade da entidade. Na última terça-feira (22/08) no 11º Encontro Semestral com a Força de Trabalho do AMTG (realizado no teatro Mario Covas em Caraguatatuba), o gerente de ativo da unidade, Ailton Guedes, afirmou que a mudança de horário dos empregados do ADM seria negociada com o sindicato.

Embora o sindicato já tenha conhecimento da intenção de alterar o regime de trabalho desses petroleiros, em nenhum momento houve qualquer discussão ou agendamento de reunião para tratar de tal assunto.

Sabemos também qual é o pleito da categoria e qual é a intenção da empresa. Segundo pesquisa realizada pela própria companhia, o interesse majoritário entre os trabalhadores é para que o horário atual (08h00 às 17h) seja alterado para das 07h às 16h. Entretanto, contrariando o pleito dos trabalhadores, a gerência da unidade pretende definir o novo horário de trabalho das 07h30 às 16h30.

Durante a reunião, os dirigentes do Sindicato presentes fizeram questão de alertar para o fato de que o Sindicato não recebeu qualquer comunicado, seja através de e-mail, seja através de ofício, informando que tal negociação seria iniciada ou estaria em curso. Diante disso, foi enviado minutos depois um e-mail à Secretaria do Sindicato, solicitando reunião no dia 30 de agosto, às 10h, no Edisa, em Santos. Entretanto, nada foi falado no email sobre qual seria a pauta da reunião.

O Sindicato cobra da empresa mais transparência, uma vez que tal postura apenas confunde os trabalhadores. Não precisamos dizer que durante a Greve dos 23 dias por diversas vezes a UO-BS lançou mão de informações mentirosas para manchar a imagem do Sindicato junto à categoria.

Aos trabalhadores, deixamos claro que em nenhum momento tal assunto foi negociado. Assim que tal tema for ponto de discussão, comunicaremos a todos os trabalhadores.