Onda de acidentes: Vazamento de óleo de duto da Petrobrás é registrado na Bahia

A onda de acidentes no Sistema Petrobrás parece não ter fim. Um derramamento de óleo assumido pela Petrobrás foi registrado na manhã desta sexta-feira em um dos dutos que ligam as instalações da Refinaria Landulpho Alves ao Terminal de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador (BA).

O comando do 2º Distrito Naval da Marinha informou, em nota, que tomou conhecimento da mancha de óleo no mar no início da tarde desta sexta-feira. O órgão foi avisado por pescadores da praia de Caípe de Baixo, localizada no interior da Baía de Todos os Santos, no município de São Francisco do Conde (BA).

Assim que informada, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi enviada ao local do incidente, a fim de averiguar a localização e extensão da referida mancha. Em paralelo, a Marinha efetuou contatos com a Refinaria Landulpho Alves, da Petrobrás, localizada nas proximidades da área do derramamento, e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a fim obter mais informações e acompanhar as providências tomadas.

Ao chegarem ao local, inspetores da CPBA encontraram equipes da Petrobrás trabalhando na contenção e limpeza da mancha de óleo, sendo possível observar apenas resquícios do material sobre a superfície do mar. Em relatório encaminhado, a Petrobrás assumiu a responsabilidade pelo ocorrido e estimou o volume derramado em aproximadamente 0,13 m³.

Fonte: Portal Terra