Chapa 1 vence eleição no Sindipetro-SJC e impõe nova derrota aos governistas

Mesmo com três chapas na disputa, o que apontava como cenário mais provável o 2º turno, a Chapa 1 - Experiência e Renovação (FNP) demonstrou sua força e representatividade e venceu a eleição do Sindipetro-SJC ainda no primeiro turno, com 52,6% dos votos. Das 4 urnas utilizadas durante quatro dias de votação, a Chapa 1 saiu vitoriosa em três, sendo superior em número de votos tanto entre os trabalhadores da ativa quanto em aposentados e pensionistas.

A apuração terminou às 21h20 da última quinta-feira (28/02) com a contagem de 678 votos. No total, foram 354 votos para a Chapa 1, quinze a mais do que o necessário para vencer o pleito no 1º turno. A Chapa 2, que também reivindicava a FNP, registrou 141 votos e a Chapa 3, da FUP/CUT, recebeu 178 votos. Houve três votos nulos e dois em branco.

Na esteira da eleição no Sindipetro-LP, onde a outra federação não conseguiu nem mesmo montar uma chapa, o pleito em São José dos Campos impôs uma nova derrota aos governistas. Somando os votos computados às chapas 1 e 2, ambas compostas por companheiros da FNP, a porcentagem alcançada foi de 73,5%. Ou seja, uma vitória expressiva do movimento sindical independente, que não tem rabo preso nem com a empresa e nem com o Governo.

Mesmo com a tentativa de se passar por independente, a chapa governista não conseguiu convencer a categoria de que não tinha ligação com a federação entreguista. Diante disso, ativos e aposentados expulsaram por mais três anos o sindicalismo chapa branca da FUP, reivindicando a FNP como alternativa de direção.

Unidade do movimento sindical combativo Superada a disputa eleitoral, chamamos os companheiros da Chapa 2 a se somarem aos companheiros da diretoria eleita. A unidade dos lutadores da categoria, com a construção de uma sólida unidade, é vital para fortalecer a luta dos petroleiros em todo o país contra a retirada de direitos. Com posse marcada para abril, a diretoria eleita irá dirigir o Sindicato no triênio 2013-2016.