Categoria decide sair da CUT

Durante Assembléias realizadas ontem (31/05), em Santos e São Sebastião, a categoria petroleira decidiu por ampla maioria a desfiliação da CUT. Dos 17 sindicatos de petroleiro do país, o Sindipetro-LP é o terceiro a se desfiliar da central.Dos 246 votos válidos 91,5% optaram por reagir ao imobilismo da central, que nos últimos anos tem deixado de representar trabalhadores de diversas categorias como deveria. A diretoria do Sindipetro-LP, respaldada pela decisão da maioria, acredita que o papel das organizações sindicais é apoiar a todos que defendem a classe operária e rechaçar todos que apóiam o patrão ferindo os direitos da maioria.Resgatar e reforçar a linha classista de atuação desta entidade foi um compromisso de campanha e ontem demos mais um passo em direção a esse objetivo.Esse processo de afastamento da CUT começou quando a central não tomou a devida postura na luta contra as rodadas de licitação das Bacias Petrolíferas e de Gás. Outro motivo foi o fato da central ter encampado a Repactuação do Plano Petros, defendendo os interesses da empresa e indo contra os direitos dos trabalhadores. Mais recentemente, vimos uma CUT apática e descompromissada com os movimentos realizados no último dia 23 de maio.AssembléiaAs duas assembléias ocorreram de forma tranqüila. Em Santos destacamos apenas o fato de um ex-diretor desta casa, que não pôde comparecer ao debate realizado no último dia 17, manifestar-se dizendo estar em dúvida se a CUT seria a melhor opção para o sindicato.Vale lembrar ainda, que a assembléia de ontem alcançou um quorum bem superior à assembléia que decidiu pela filiação em 2000, quando apenas 61 pessoas estiveram presentes.Apesar de não estarmos mais vinculados à CUT, não estamos sozinhos. Comungando do mesmo pensamento estão vários sindicatos combativos da região, o Movimento Estudantil, Movimento Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Coletivo de Mulheres e Juventude Negra.Juntos temos um importante caminho a trilhar, a começar pela luta contra as reformas trabalhista, universitária, previdenciária e sindical.