Petroleiros do Litoral Paulista ratificam filiação à FNP

Dias antes de começar o 7º Congresso Nacional da FNP, que acontece entre os dias 4 e 7 de julho, os petroleiros do Litoral Paulista tomaram uma decisão importante e histórica na última sexta-feira (28/06): ratificaram, em assembleia, a filiação do Sindipetro-LP à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

É verdade que o auditório não estava cheio, longe disso. Mas o próprio fato da assembleia não ter atraído muitos trabalhadores traz consigo dois significados importantes e, de certo modo, positivos: de um lado, o fato de que para os trabalhadores não há dúvidas de que o Litoral Paulista já constrói e, de certa forma, pertence à FNP, não sobrando espaço para dúvidas ou polêmicas; e de outro, o fato de que a FUP está literalmente expulsa de nossa base, sem ter conseguido sequer montado uma chapa nas últimas eleições, e de que a alternativa de luta da categoria é por excelência a FNP.

A Assembleia aconteceu na sede (Santos) e sub-sede (São Sebastião) do Sindicato e por unanimidade a filiação à federação foi aprovada. Agora, mais um obstáculo foi superado para fazer com que, enfim, a Petrobrás reconheça a FNP como federação, dando fim ao tratamento discriminatório à FNP, enquanto sobram privilégios à federação governista.

Mesmo que a assembleia tenha sido apenas uma formalidade, justamente pelos petroleiros do Litoral Paulista já reivindicarem a FNP como a sua federação, o dia 28 de junho de 2013 já está marcado na história da categoria petroleira como um dia histórico. Uma grande vitória àqueles que defendem e constroem um sindicalismo combativo, sem rabo preso com a empresa e com o Governo.