CNPBz se reúne em Salvador (BA) entre os dias 14 e 16 de agosto

Acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, em Salvador (BA), a segunda reunião anual da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz). As atividades acontecerão no prédio da Fundacentro/Iguatemi.

Mais uma vez, os trabalhadores petroleiros aproveitarão o espaço para debater os efeitos nocivos do benzeno à saúde dos trabalhadores. A reunião em Salvador ganha importância ainda maior pelo histórico de problemas registrados na RLAM (Refinaria Landulpho Alves) - local escolhido para receber a visita técnica da comissão. No ano passado, no dia 18 de outubro, o Técnico de Operação Enivaldo Santos Souza, petroleiro da RLAM, faleceu vítima de leucemia mielóide aguda - em decorrência da exposição ao benzeno.

Nos últimos encontros da CNPBZ, as discussões das bancadas de trabalhadores e de governo com a bancada patronal tem ganhado uma tensão cada vez maior. A razão é a tentativa das empresas, encabeçadas pela Petrobrás, de alterar a legislação sobre o Benzeno, substituindo o critério qualitativo da exposição ao agente para quantitativo.

Neste sentido, a participação dos trabalhadores nesses espaços continua sendo de fundamental importância para barrar a ofensiva da patronal sobre os direitos dos trabalhadores. A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e o Sindipetro-LP estarão presentes. O resultado das discussões será divulgado, diariamente, na página da FNP (fnpetroleiros.org.br) e do Sindipetro (sindipetrolp.org.br).

Confira a programação:

- Dia 14: visita técnica à RLAM às 8h

- Dia 15: 9 às 12h, reunião de bancada (de governo e trabalhadores na Fundacentro. Patronal em local a ser por ela definido). Das 13h30 às 18h, reunião ordinária da CNPBz.

- Dia 16: 9 às 14h, Plenária da CNPBz