Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, é o escolhido para substituir Graça Foster na Petrobrás

Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil (BB) desde 2009, quando foi escolhido por Lula para assumir a instituição, foi o nome escolhido para assumir a presidência da estatal. Bendine foi uma escolha pessoal de Dilma. O executivo irá assumir também a vaga de Graça Foster no Conselho Administrativo da empresa.
O mercado e a categoria petroleira concordam em um ponto da escolha do novo presidente da Petrobrás: O substituto de Graça Foster deveria, necessariamente, não ser tão próximo do governo Dilma Rousseff.Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil (BB) desde 2009, quando foi escolhido por Lula para assumir a instituição, foi o nome escolhido para assumir a presidência da estatal. Bendine foi uma escolha pessoal de Dilma. O executivo irá assumir também a vaga de Graça Foster no Conselho de Administração da empresa.Dida, como também é chamado por amigos e no mercado de negócios, não entrou nas especulações desses últimos dias para substituir Graça Foster. Bendine terá liberdade para montar a nova diretoria com nomes de fora e também com nomes dos quadros da empresa, entre elas, da diretoria de exploração do pré-sal.Outro executivo saído do Banco do Brasil, Ivan Monteiro, vice-presidente de finanças do BB, foi escolhido como diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobrás.Os demais diretores escolhidos são: Solange da Silva Guedes, atual gerente Executiva de Exploração e Produção Corporativa, assume como diretora de Exploração e Produção, em substituição a José Miranda Formigli Filho. Solange é Doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobrás onde já ocupou posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção.Jorge Celestino Ramos, atual gerente Executivo de Logística do Abastecimento, é o novo diretor de Abastecimento em substituição ao diretor José Carlos Cosenza. Jorge é formado em engenharia química pela UERJ e em engenharia de processamento de petróleo pelo CENPRO, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ e MBA em Administração e Marketing. Celestino trabalha há 32 anos na Petrobrás onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobrás Distribuidora.O atual gerente Executivo de Gás e Energia Corporativo, Hugo Repsold Júnior, será diretor de Gás e Energia em substituição a José Alcides Santoro Martins. Repsold é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O engenheiro trabalha há 30 anos na companhia, onde já ocupou outras posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.Roberto Moro, atual gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos, substitui José Antônio de Figueiredo, na diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais. Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos. Trabalha há 33 anos na Petrobrás onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia.A categoria aguarda com atenção as mudanças da diretoria da companhia. Passados dez dias do anuncio não oficial do balanço do terceiro trimestre de 2014, a Petrobrás ainda não se manifestou sobre o adiantamento da PLR. A FNP cobrou uma reunião com a companhia logo depois que o anuncio do balanço foi publicado, mas até o momento não houve resposta por parte da empresa.