Pesquisador aponta desvalorização da Petrobrás como estratégia para privatização

A parte da tarde no Sindipetro-LP, no dia de posse da nova diretoria do Sindicato, foi reservada para a palestra sobre a verdadeira situação econômica da Petrobrás, as intenções dos ataques da mídia e a tentativa de desvalorização da empresa, que segundo o balanço auditado da companhia, apresentou prejuízo de mais de R$ 21 bilhões.
Ministrada por Nazareno Godeiro, pesquisador e membro da coordenação do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), a palestra pretendeu munir os diretores de argumentos em defesa da Petrobrás e para que possam conscientizar os petroleiros de que a empresa não está quebrada, como querem convencer a população.
Com dados do balanço da própria empresa, Nazareno destrinchou os dados apresentados para o mercado e quebrou os argumentos dos especuladores, que apontam perdas irreparáveis para a Petrobrás e que mostram como única saída para a estatal a privatização.
Com o mercado especulativo rebaixando cada vez mais o dólar, o barril do petróleo e o patrimônio da Petrobrás, aceitar os desinvestimentos, como apresentado pela diretoria executiva da empresa e por Bendine, presidente escolhido pelos mesmos responsáveis pelos prejuízos da companhia, será como abrir mão dos direitos do Brasil de se impor como potência.
Nazareno fez uma analogia entre a Petrobrás e Geni, da música de Chico Buarque, que conta a história da personagem que é atacada pela população, que a julga sem saber sobre sua vida. A empresa passa pela mesma situação de Geni, que mesmo atendendo as necessidades da população tem sido difamada em nome dos interesses do neoliberalismo, que quer se beneficiar das reservas de petróleo, cada vez mais raras em com prazo de acabar em menos de 50 anos.
Após a apresentação, os novos diretores se viram mais capacitados e motivados para a missão de organizar, conscientizar e lutar com a categoria pelo fortalecimento da Petrobrás 100% estatal, sob o comando dos trabalhadores.